Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura O QUE IMPORTA

Cartas de Paulo?

Tudo é vaidade...e vaidade das vaidades....diz as escrituras!

12/03/2026 às 12h19 Atualizada em 12/03/2026 às 12h29
Por: Josenildo Melo Fonte: Leitura de vários comentários bíblicos
Compartilhe:
Foto: https://arquifln.org.br/
Foto: https://arquifln.org.br/

A Timóteo. A primeira carta, quinquagésimo quarto livro da Bíblia e décimo quinto do Novo Testamento, apresenta os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo sobre suas responsabilidades na igreja de Éfeso. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.

Ao longo dos seis capítulos, conhecemos um pouco da história de Timóteo, um jovem pastor grego, filho de um homem grego e de uma mulher judia. Era considerado como um filho pelo apóstolo Paulo, tendo-o auxiliado durante uma de suas viagens missionárias.

Neste livro, o apóstolo alerta Timóteo sobre as falsas doutrinas, para que não permitisse que ensinamentos errados fossem transmitidos aos cristãos. Paulo também o instrui sobre diversos assuntos, como a importância e a necessidade da oração e da adoração, mostrando que Cristo é o nosso mediador com Deus; o reconhecimento e as características de um supervisor para a igreja; e o auxílio e a responsabilidade dos irmãos para com os idosos, as viúvas e os servos.

Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo em relação aos cuidados e à administração da igreja, alertando-o sobre as falsas doutrinas praticadas. O apóstolo também o orienta a manter-se firme em sua fé e nos ensinamentos do Senhor, para que possa cuidar corretamente da igreja.

Cartas de Paulo? A Timóteo. A segunda carta Paulo escreveu de uma cela escura e úmida da prisão romana, pouco antes de sua morte, em 67 d.C. O imperador romano Nero foi descendo lentamente à loucura desde a sua ascensão ao trono, em 54 d.C., processo agravado pelo grande incêndio de Roma, em 64 d.C., que queimou metade da cidade.

Com os moradores de Roma em tumulto, os cristãos tornaram-se um alvo conveniente para Nero, que os utilizou como bodes expiatórios para encobrir a própria falta de preparo diante da tragédia que atingiu a cidade. Paulo foi apanhado nessa perseguição e acabou sendo decapitado pelos oficiais romanos logo após escrever esta carta.

A segunda carta a Timóteo oferece um retrato de Paulo no final de seu ministério, pouco antes de sua morte. Certos detalhes pessoais presentes na carta revelam o homem acertando suas contas e se preparando para o inevitável. No final da carta, Paulo menciona um número significativo de pessoas — tanto aqueles que o injustiçaram quanto os que serviram fielmente ao seu lado.

É como se Paulo estivesse dando a Timóteo um discurso sobre o “estado da igreja”, atualizando-o acerca da situação de seus conhecidos e amigos, para que o jovem pastor pudesse continuar a missão após a sua partida. É bom sempre lembrar que Paulo é um marco na história!

Mas qual o sentido da indagação Cartas de Paulo? Porque existem controvérsias sobre os escritos. No entanto, o que importa é que os ensinamentos, independentemente desses meros aspectos de autoria, permanecem importantes.

Informações públicas indicam que a Segunda Carta a Timóteo, escrita por Paulo preso em Roma e próximo à morte, é um verdadeiro “testamento espiritual” de encorajamento ao seu jovem discípulo. Ela enfatiza a perseverança no ministério, a defesa da sã doutrina, a coragem diante das perseguições e a importância das Sagradas Escrituras.

Meu nobre leitor, quem quer saber de Bíblia na contemporaneidade? Todo bom cristão. Chegou março e acabamos de concluir a primeira leitura completa da Bíblia neste ano. Cristão de verdade lê, no mínimo, uma e, no máximo, quatro vezes a Sagrada Escritura ao ano, como já dizia o nobre Celso José. “Meu filho, você prefere o mínimo ou o máximo?”

Lógico: O Máximo. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado. Continuamos fazendo as quatro leituras anuais da Palavra de Deus, de ponta a ponta, de Gênesis ao Apocalipse. Cristo reina! Janeiro a março – primeira leitura. Abril a junho – segunda leitura. Julho a setembro – terceira leitura. Outubro a dezembro – quarta leitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes