Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional A ÁGUA QUE SACIA

Reflexão para o III Domingo da Quaresma

Jesus Cristo é a fonte de toda a saciação humana.

08/03/2026 às 03h51
Por: Josenildo Melo Fonte: Silvonei José / Rádio Vaticano
Compartilhe:
Foto: https://www.vaticannews.va/en.html
Foto: https://www.vaticannews.va/en.html

A samaritana, escutando Jesus, diz desejar da água que Ele lhe oferece, para que todas as suas necessidades sejam saciadas e ela não precise mais vir ao poço.

Vatican News – Josenildo Melo*

Em nossa vida, quando tudo vai de acordo com os nossos desejos, ficamos alegres, contentes e cordatos. Mas basta acontecer algo que não estava planejado, ou melhor, faltar algo com que contávamos, para que nossa alegria desapareça e comecemos a duvidar de tudo, inclusive daquela pessoa que proporcionou e continua nos proporcionando esses bens. Assim aconteceu com o povo judeu após a libertação do Egito.

Enquanto caminhavam rumo à Terra Prometida, a água veio a faltar. A reação foi tamanha que esqueceram as maravilhas que o Senhor havia operado em favor deles e até chegaram a desconfiar da fidelidade de Deus. Apesar dessa atitude, o Senhor continuou fazendo o bem ao povo e providenciou a água.

Podemos, neste momento, fazer um exame de consciência de nossa vida. O Senhor nos deu a vida, nos alimenta, nos deu família, saúde e uma infinidade de bens, sejam espirituais ou materiais. Qual é o nosso comportamento quando algo nos falta? Continuamos a nos sentir o centro do amor de Deus ou nos esquecemos de tudo o que Ele nos presenteou e só estamos atentos àquilo que nos falta?

No Evangelho, a samaritana vai atrás de água para matar sua sede. Jesus, também. É meio-dia!

Lembremo-nos de que, alguns meses mais adiante, nessa mesma hora, Jesus dirá que tem sede. Será do alto da cruz.

A samaritana, escutando Jesus, diz desejar da água que Ele lhe oferece, para que todas as suas necessidades sejam saciadas e ela não precise mais vir ao poço. Jesus continua a conversa e a samaritana, entendendo sua proposta, dá um salto qualitativo e deseja a água viva, aquela que irá aplacar não seus desejos limitados, mas a que irá saciar seus desejos de eternidade. Ele fala da nova vida que nos dará através de sua morte e ressurreição, assumida por nós nas águas batismais.

São Paulo, em sua carta aos Romanos, nos diz que a saciedade que ansiamos é um dom de Deus, já usufruído aqui nesta vida: é o dom do Espírito Santo, o amor de Deus derramado em nossos corações. Essa é a água que nos sacia, sem a qual não poderemos viver.

*Vaticanista - Jornalista especializado em coberturas da Santa Sé/Vaticano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes