
Na primeira missão privada destinada a levar civis ao espaço, quatro pessoas caminharam fora da nave, alcançando um novo recorde de órbita. A missão, chamada Polaris Dawn e realizada pela SpaceX, concluiu com sucesso neste domingo (15) com o retorno seguro dos tripulantes à Terra. Entre os participantes estava o bilionário Jared Isaacman, que financiou a empreitada.
A missão, que começou com o lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida, em 10 de setembro, durou cinco dias e teve como destaque a conquista da órbita mais alta desde a missão Apollo em 1972. O voo enfrentou dois adiamentos devido a condições meteorológicas desfavoráveis antes de decolar.
Durante a missão, a nave atingiu uma altitude de 1.400 km da superfície terrestre, o que representa o ponto mais alto já alcançado por humanos desde a era Apollo. No terceiro dia, Jared Isaacman tornou-se o primeiro dos tripulantes a realizar uma caminhada espacial, seguido pela engenheira de operações espaciais da SpaceX, Sarah Gills.
Além de Isaacman e Gills, a equipe incluía o piloto Scott Poteet, um tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, e Anna Menon, médica e engenheira de operações espaciais da SpaceX. Antes do voo, os participantes passaram por um intenso treinamento de dois anos que incluiu paraquedismo, pilotagem e simulações de voo em gravidade zero.
O retorno à Terra ocorreu após um voo de cerca de 40 minutos, com a nave pousando às 4h36 (horário de Brasília). A missão Polaris Dawn marca um avanço significativo na exploração espacial privada e abre novos horizontes para futuras viagens espaciais civis.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°