
Apenas e tão somente? Tem uma sala que se diz de pré-campanha, em Brasília, que já está em campanha a todo vapor. Estão pegando qualquer coisa que possa prejudicar apenas um lado do espectro político? É o que parece. São raras as manchetes da velha mídia investigando o atual governo federal. Nas altas cortes do país, existe um claro desejo de fazer com o maior escândalo financeiro do país o que fizeram com a Operação Lava Jato? Tudo vai ficando cada vez mais claro.
Mas o problema é a divisão da direita? Não, não é. Mas a esquerda está sempre unida e não "lava roupa suja em público"? Pode haver um componente daqui e outro dali, mas a questão é sempre financeira. Por trás de uma campanha política, não existe um verdadeiro exército de pessoas pagas para "encontrar pelo em ovo" ou "agulha no palheiro"? A imprensa e, de forma especial, a velha mídia, nunca lucraram tanto quanto neste governo. Não é por esses e outros motivos que agora partiram para cima da CazéTV? Neste país, não existe mais o direito de escolha? Tudo é imposição?
O crescimento da CazéTV transformou o canal em um negócio bilionário e na maior potência de mídia digital esportiva do Brasil. Criada em novembro de 2022 pelo streamer Casimiro Miguel, em parceria com a agência LiveMode, a plataforma saltou de um projeto focado em alguns jogos da Copa do Catar para a cobertura completa de grandes eventos, consolidando-se como uma nova "Globo" da geração digital. O canal nasceu da popularidade de Casimiro fazendo reacts durante a pandemia. O formato descontraído migrou para o YouTube e rapidamente quebrou barreiras, atraindo milhões de espectadores com uma linguagem voltada para a comunidade e para as redes sociais. A LiveMode, formada por ex-executivos do Esporte Interativo, identificou a oportunidade nos direitos digitais da FIFA. A CazéTV transmitiu a Copa do Mundo de 2022 e, quatro anos depois, adquiriu os direitos para exibir a totalidade dos 104 jogos da Copa do Mundo, além de campeonatos estaduais, Brasileirão, Olimpíadas e outros torneios.
Desespero da velha mídia? E a velha mídia sempre foi unida? Certo mesmo é que a CazéTV detém marcas históricas no YouTube. Em partidas da Seleção Brasileira, o canal registrou picos colossais, alcançando mais de 17 milhões de aparelhos conectados simultaneamente. O canal rapidamente saiu da condição de "segunda tela" para se tornar o destino principal de grandes narradores e jornalistas de emissoras tradicionais, como ESPN, Globo e TNT Sports. A monetização é feita por meio de uma arquitetura robusta de cotas de patrocínio master e ativações com marcas, atraindo grandes anunciantes e movimentando cifras bilionárias. A operação já extrapolou as fronteiras brasileiras, com o lançamento de uma base em Portugal, que conta, inclusive, com a participação de Cristiano Ronaldo.
Mas o Casimiro não fez o L? O que a política tem a ver com a mídia? Tudo. E Casimiro e a CazéTV deixaram de fazer o L? Não se sabe. Mas estão vindo para cima da CazéTV com tudo e estão, ou estarão, procurando todas as "fórmulas" para continuar evitando o crescimento das transmissões via YouTube? O certo mesmo é que quem anda socorrendo a velha mídia não é o atual governo federal? Os departamentos comerciais da velha mídia já não despertam o mesmo interesse. Andam oferecendo assinaturas por R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos).
Desespero da velha mídia? Você acha que esse dinheiro é suficiente para manter as regalias dos donos e de quem ainda vive da TV aberta? Se as oposições não tiverem apoio financeiro internacional, perderão mais uma vez as eleições? A velha mídia tem seu lado definido e nem faz mais questão de esconder isso? E fará de tudo para tentar sobreviver um pouco mais, antes do declínio total. O povo gosta mesmo é da CazéTV e dos streamings!
Mín. 22° Máx. 34°