
A partir de 1º de julho de 2026, a Indonésia passará a exigir biometria facial para a ativação de novos chips de telefonia móvel. A medida foi anunciada pelo Ministério das Comunicações e Assuntos Digitais do país após um período de testes realizado com as principais operadoras locais. O objetivo é aumentar a segurança no cadastro de usuários e dificultar o uso de números telefônicos em atividades criminosas.
Pelo novo sistema, o cidadão poderá realizar o cadastro em lojas físicas ou por meio dos aplicativos das operadoras. Durante o processo, a imagem facial do usuário será capturada e comparada com os registros oficiais do governo. Somente após a validação das informações o número será liberado para uso. Segundo as autoridades, todo o procedimento leva menos de dois minutos.
A mudança foi motivada pelo crescimento das fraudes digitais envolvendo números cadastrados com dados falsos ou utilizados sem autorização dos titulares. O governo indonésio estima que golpes relacionados a linhas telefônicas não verificadas causaram prejuízos de centenas de milhões de dólares nos últimos anos, incluindo crimes financeiros, phishing, envio de spam e disseminação de informações falsas.
Outro fator que pesou na decisão foi o elevado número de chips ativos no país. Atualmente, a Indonésia possui mais de 310 milhões de números de celular em circulação para uma população adulta estimada em cerca de 220 milhões de pessoas. Para o governo, a biometria facial ajudará a eliminar registros irregulares, fortalecer a segurança digital e garantir maior controle sobre os serviços de telecomunicações.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 22° Máx. 34°