Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento NOTICIÁRIO VAI TER

Arrefecimento ou aprofundamento?

Escândalo nacional no Brasil refere-se a eventos, geralmente envolvendo corrupção, desvios de verbas públicas ou graves violações éticas, que repercutem intensamente na mídia e abalam a opinião pública e a confiança nas instituições . São casos que ocupam o centro do debate político, frequentemente envolvendo alto escalão.

03/02/2026 às 11h23
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.gettyimages.com.br/
Foto: https://www.gettyimages.com.br/

Qual a sua aposta? O noticiário em voga, a nível nacional, tende a arrefecer ou a se aprofundar? Se realmente a República Federativa do Brasil estiver, de fato, mudando, pode acontecer o aprofundamento das investigações. Se tudo tende a terminar em pizza, a tendência, a partir de agora, é o caso retroceder ou, de vez em quando, sair uma notinha aqui e outra acolá.

Em países legitimamente sérios e governados por pessoas realmente de reputação ilibada, os casos chegam ao extremo. Neste famoso país da América do Sul, comumente chamado de Brasil, até o momento tudo ficou pelo meio do caminho. Mas há pontos a serem levados em conta.

O primeiro deles é que é ano eleitoral. O segundo — e que deveria ser o mais sensato — é que, independentemente de ser ou não ano de eleições, as investigações deveriam “andar” e solucionar, de fato, mais um caso.

O que pensa o povo simples, honesto e trabalhador sobre isso? Segue a vida como se nada estivesse acontecendo? Desta vez, o silêncio é estarrecedor. Ninguém consegue prever o que, de fato, acontecerá. Afinal de contas, “eleições não é que nem apurações”? Só se sabe o resultado depois de tudo contabilizado? É a máxima dos “garimpos brasileiros” até os dias atuais?

Arrefecimento ou aprofundamento? A velha mídia já começou a receber “telefonemas estranhos”? As novas mídias continuarão recebendo “pressões daquelas”? Esse pessoal que costuma se envolver nesses casos, você pensa que eles não contam com um segundo ou terceiro plano? E, de fato, bem elaborados?

Nos bastidores dos poderes, chama-se isso de “e se por acaso tiver algo errado?”. Já possuem até “rotas de fuga previamente elaboradas”? Certo mesmo é o gasto com bancas advocatícias e honorários de advogados independentes e de poder — já começaram? Mas será que até mesmo isso não chegam a prever?

Outra coisa muito importante: está chegando o carnaval, e este costuma ser um período entorpecedor. Tudo costuma ser festa. Folia para tudo quanto é lado. Quem vai continuar noticiando “coisas que incomodam” em pleno carnaval? Mas não diziam isso também sobre o Natal e o início do Ano-Novo?

Muita gente boa e honesta acredita que as coisas estão se modificando. O fato de muitos admitirem que cortes estão precisando de códigos de conduta não é algo a ser, de fato, analisado? O influente e conceituado jornalista Douglas Ferreira chegou a escrever sobre isso, dizendo, em outras palavras, que o Norte já existe e é a Constituição da República Federativa do Brasil. Eis a realidade!

Arrefecimento ou aprofundamento? Do caso do banco atualmente mais famoso, não somente no Brasil? Pare e pense. Você acredita que quem foi beneficiado direta ou indiretamente vai ficar quieto quando o “negócio de fato apertar”? Não é em tudo isso que quem “arregimentou pessoas e instituições” confia?

Sempre é bom lembrar que esse tipo de gente (pessoas que se envolvem em coisas estranhas) grava tudo e geralmente não possui apenas uma cópia, mas várias, em diversos lugares, e escolhe as pessoas certas para compartilhar o “material gravado — e muito bem gravado”.

Em suma, tudo pode acontecer. Conjecturas e especulações todos podem imaginar ou tentar adivinhar, mas a concretude de fatos e acontecimentos somente virá da banda boa da IMPRENSA!

Frases sobre política: “Errar é humano. Culpar outra pessoa é política.” — Hubert H. Humphrey. “A política é uma guerra sem derramamento de sangue, e a guerra é uma política com derramamento de sangue.” — Mao Tsé-Tung. “Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.” — Ronald Reagan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes