Como vocês começam a semana? E estão na luta com quem? Alguns responderão: com a família? Excelente. Outros dirão: com os amigos? Tudo bem. Mas milhões dirão que começam, além de tudo isso, com a proteção de Cristo Jesus, Deus; que coisa boa!
E onde se aprende tudo isso e de que forma? Na catequese. Na EBD – Escola Bíblica Dominical. E olha que, em tempos modernos e contemporâneos, a Igreja “doutrina ou forma” apenas de 3 a, no máximo, 14 horas por semana. E qual a razão de tudo isso? As pessoas costumam passar poucas horas nas igrejas genuinamente cristãs e honestas.
Mas há igrejas onde a pessoa tem atividades todos os dias. Será que aí é realmente Igreja Cristã, ou uma seita, ou algum tipo de comércio? Sempre é bom averiguar! O contexto aqui é de igrejas formativas, que explicam que não adianta fugir do mundo ou culpar o mundo mundano. Pelo contrário, as igrejas formam os seus fiéis para transformarem o MUNDO!
Na luta com quem?
Se nas boas igrejas as pessoas recebem, no máximo, entre 3 e 14 horas de excelente formação, como transformar, de fato, o mundo mundano em um mundo realmente cristão? Acredita-se que não importa a quantidade, mas a qualidade das horas formativas. Costumamos dizer que é graças às igrejas genuinamente cristãs, às boas igrejas, que o mundo não degringola de vez.
Se, com pouquíssima formação contínua, os bons cristãos assimilam o conteúdo e fazem o bem que fazem, agora imagine se as igrejas ocupassem muito mais espaços do que ocupam. As igrejas que realmente pregam a Palavra de Deus (a Sagrada Escritura) precisam avançar em muitos outros setores da sociedade brasileira, e não apenas nos meios de comunicação social.
E não venham com essa de que é criar teocracia ou um mundo dentro de outros mundos. É apenas questão de lógica! O mundo está de uma forma que as pessoas querem sentir-se um pouco mais seguras nos lugares que frequentam. E nem todo ambiente, atualmente, é familiar!
Na luta com quem?
A semana, para alguns — centenas ou, no máximo, milhares — é simplesmente um dia como outro qualquer. Tudo flui, em todos os sentidos! Agora, para mais de 150.000.000 (cento e cinquenta milhões) de brasileiros, a vida não é fácil e é uma luta contínua. Por esse motivo, a pergunta é: você está na luta da vida com quem?
Se for com Cristo Jesus, Deus, com certeza está seguro! Mas aí a pessoa sai e vai para a universidade ou faculdade, e o que por lá encontra? Vai ao supermercado, e o que ouve, vê ou escuta? E se frequenta academia? E a partida de futebol, vôlei ou basquete?
Em suma, as igrejas precisam avançar um pouco mais no verdadeiro “mercado cristão” que existe. Uma família cristã quer colocar seus filhos em escolas cristãs; em uma universidade de linha cristã; em um clube onde cristãos de sua igreja sejam presença constante, e assim etc. e tal. É a vida!
Sabiam que, em um passado não muito distante, a Igreja Católica fazia isso? Possuía empresas e negócios que pudessem semear a “cultura cristã”. Depois dos séculos XIX e XX, ficou receosa de começarem a dizer que era uma Igreja muito rica materialmente e passou a fazer “seus investimentos” no mercado financeiro. Consequentemente, o mundo mundano avançou ainda mais na cultura da secularização. Cristãos católicos perdendo?
Na luta com quem?
Com Cristo Jesus, Deus; mas os católicos apostólicos romanos começaram a perder terreno e atualmente estão em um terreno que apenas conteve a sangria, mas jamais avançando. Enquanto isso, os protestantes, especificamente os tradicionais e reformados, estão avançando de forma sólida, pois não se preocupam com números de fiéis, mas com a qualidade dos seus fiéis.
Portanto, comece suas lutas com o bom Jesus Cristo, DEUS!
