
O Serviço Social do Comércio (SESC) apresentou, nesta quarta-feira (29/10), a nova carreta do OdontoSesc, totalmente reformada e equipada para levar atendimento odontológico gratuito a municípios do Piauí. O evento aconteceu no SESC Cajuína e contou com a presença do diretor-presidente Denis Cavalcante, da gerente de Unidades Móveis Eliana Mendes, além de conselheiros e diretores do SESC.
A unidade móvel conta com dois consultórios completos, sistema de raio-x, central de esterilização, área de escovação e espaço administrativo, permitindo aos profissionais de saúde realizarem atendimentos com conforto e qualidade.
Segundo Eliana Mendes, gerente de Unidades Móveis, o objetivo é oferecer serviços de qualidade e ampliar o acesso à saúde bucal para a população, especialmente em regiões mais distantes dos centros urbanos.
“Todo o equipamento foi pensado para garantir um atendimento eficiente e seguro. A carreta oferece estrutura moderna para que o dentista possa realizar diversos procedimentos com conforto e qualidade”, explicou Eliana.
O OdontoSesc funciona por meio de parcerias com prefeituras, órgãos governamentais, empresas, ONGs e até igrejas, permitindo que o SESC forneça a estrutura completa enquanto o parceiro contribui com encaminhamento de pacientes, fornecimento de energia e água.
“É uma parceria que traz benefícios diretos para a comunidade. O SESC entra com a carreta, o dentista, o material e os instrumentais, e o parceiro ajuda a viabilizar a operação”, destacou Eliana Mendes.
A primeira cidade a receber a nova unidade será Bom Princípio do Piauí, com previsão de início dos atendimentos em cerca de 90 dias úteis. O serviço é totalmente gratuito, abrangendo procedimentos como limpeza, exames bucais, remoção de tártaro, restaurações e pequenas cirurgias.
“As pessoas são encaminhadas pelos agentes de saúde e só concluem o acompanhamento após o término de todo o tratamento, garantindo cuidado completo e contínuo”, complementou a gerente.
A nova carreta reforça o compromisso do SESC com a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, levando atendimento odontológico especializado às comunidades mais carentes.
O projeto OdontoSesc no Piauí começou em 1999 e, atualmente, conta com duas carretas móveis, capazes de atender até 32 pacientes por dia em cada unidade. As ações também incluem educação em saúde bucal e campanhas de conscientização sobre higiene oral, abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos.
No Brasil, o OdontoSesc foi ampliado para 78 unidades móveis em 2025, aumentando a oferta de atendimentos gratuitos em áreas rurais e ribeirinhas. As novas unidades contam com caminhões e vans adaptadas, oferecendo mais conforto, segurança e mobilidade para chegar a localidades remotas.
“O OdontoSesc é uma ferramenta essencial não só para os comerciários, mas para toda a população. Levar atendimento de qualidade a quem mais precisa transforma vidas e fortalece a saúde pública”, concluiu Denis Cavalcante, diretor-presidente do SESC.
A solenidade no SESC Cajuína destacou a importância do investimento contínuo em saúde bucal e reforçou a missão do SESC de promover cidadania, prevenção e bem-estar por todo o estado do Piauí.





LAVAGEM DE DINHEIRO PT aposta no esquecimento para enfrentar novo escândalo envolvendo vereador preso
NAS MÃOS DOS COIOTES Fugindo do “inferno”: por que milhares de cubanos agora escolhem o Brasil para recomeçar a vida?
DE QUEM É A CULPA? Optando pelo que não presta? Mín. 23° Máx. 32°