Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Política DESANIMO POPULAR

Alto custo eleitoral?

Em meio à crise, descrédito político e impostos sufocam o povo enquanto poucos vivem no luxo — a conta chegou!

09/10/2025 às 15h43 Atualizada em 10/10/2025 às 09h55
Por: Redação GH1 Fonte: Josenildo Melo
Compartilhe:
Alto custo eleitoral?

Pra quem? Politicamente, tudo anda de forma enviesada. Talvez seja por este motivo que Republicanos, União Brasil, PP, PSD e MDB vislumbram aderir a qualquer um que esteja disposto a desbancar o que aí está. Não circula dinheiro, a economia está estagnada e os números publicados sobre desemprego e mão de obra ativa não condizem com a realidade. Muita gente padecendo. Muita gente sofrendo. Parece que somente bispos, padres e pastores estão a viver o melhor das vidas. Este tipo de gente não sofre nenhum aperto, e a razão é porque tem sempre alguém trabalhando e produzindo por eles. Chega a ser espantosa a forma como muitos vivem. Já nem procuram disfarçar que vivem no melhor dos mundos.

Enquanto isso, quem batalha seriamente e luta no dia a dia passa o maior perrengue! Alto custo de vida. Impostos a torto e a direito. Vida sempre apertada!

Alto custo eleitoral? Não tenha a mínima dúvida disso! Táxi, Uber, Moto Uber — se pega apenas uma vez, tudo bem, mas pegue três ou quatro vezes ao dia? Fica caro! Muita gente vai ao supermercado com 2.000 (dois mil reais) e, muitas vezes, as compras não dão mais nem para 25 (vinte e cinco) dias, escolhendo somente o básico de tudo.

Enquanto isso, alguns poucos estão à procura de onde gastarem o seu “maldito dinheiro”. Maldito porque, se fosse bendito, fariam caridade e de fato ajudariam os pobres ou pagariam seus dízimos honestamente e evitariam que as paróquias praticamente se tornassem “um verdadeiro mercado ambulante”.

É bingo, rifas, camisas, leilões e etc. e tal. Os fiéis, quando saem das igrejas, dão graças a Deus ao chegarem em casa — e, com certeza, preocupados, pois praticamente gastaram tudo nos ditos festejos que acontecem todo ano!

Alto custo eleitoral? Altíssimo. Republicanos, União Brasil, PP, PSD e MDB sabem para onde os ventos sopram e percebem que ninguém quer mais algo que não melhorou o conjunto de toda uma sociedade. Percebam: quem tem carro luta para manter ao menos a manutenção e o pagamento de impostos em dia. Moto, idem. E os motoqueiros, coitados, ainda têm que aguentar “discriminações” em todas as áreas em que atuam. O número de pessoas andando a pé não cessa de crescer.

Tem gente que está há anos sem se deslocar ao centro da cidade. Não possuem dinheiro suficiente para se locomoverem de seu bairro a outros bairros. Mas o metrô não é de graça? Cobre apenas uma região da cidade, e a demora é tamanha que as pessoas muitas vezes preferem ir a pé aos seus destinos.

Carne na mesa? Privilégio de alguns que possuem dinheiro suficiente para comprar diariamente. Mas não existem os restaurantes gratuitos? Quem sempre tem respostas vive em outro mundo! Não costumam lembrar quando viviam na pindaíba e procuram sempre dizer que os pobres “bebem, jogam e costumam gostar muito é de dançar”; dizem isso em rodas de bastidores e entre os agora amigos poderosos. Almoçam diariamente em restaurantes nobres e possuem até mesmo motoristas e carros luxuosos!

Alto custo eleitoral? Está chegando! Cenários realistas e fora da velha mídia dão como certa a derrocada eleitoral. Mudanças virão! Até mesmo o povo que “recebe benefícios” está dando conta de que compraram gato por lebre. Não tem dinheiro circulando!

O desânimo no empresariado é total. Os pobres não sabem mais a quem recorrer. Preces e orações são constantes, e o quadro, a cada dia, piora. Mas o “freio social” não eram as igrejas? Não tem mais como “tampar o sol com a peneira”. O caos estabeleceu-se. O descrédito é geral; toma conta de todas as camadas sociais da sociedade organizada!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CONTRAPONTO
CONTRAPONTO
Sobre Contra Ponto é uma coluna dedicada a textos inteligentes e instigantes que convidam à reflexão. Aqui, opiniões, análises e ideias se cruzam, proporcionando uma visão enriquecedora sobre temas atuais e relevantes. É o espaço para o pensamento crítico ganhar voz e estimular debates construtivos.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes