As fortes chuvas que atingiram o estado do Texas na última sexta-feira (4) causaram enchentes repentinas ao longo do Rio Guadalupe, deixando ao menos 27 mortos, entre eles nove crianças, e dezenas de desaparecidos. Um dos pontos mais afetados foi o Camp Mystic, um acampamento cristão de verão onde estavam dezenas de meninas. Segundo as autoridades locais, ao menos 23 delas continuam desaparecidas. O local foi completamente destruído pela força das águas.
A tragédia ocorreu na região de Hill Country, a cerca de 100 km de San Antonio, onde o nível do Rio Guadalupe subiu oito metros em apenas 45 minutos. De acordo com o xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, os alagamentos aconteceram antes do amanhecer, o que dificultou a emissão de alertas prévios à população. A operação de resgate mobiliza 400 profissionais, 14 helicópteros e 12 drones, além de equipes da Guarda Costeira e da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA).
O governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de desastre para acelerar a liberação de recursos e afirmou que o estado não medirá esforços para localizar todas as vítimas. “Os recursos são ilimitados”, disse ele. O vice-governador Dan Patrick pediu orações à população e alertou que há risco de novas inundações nas próximas 48 horas, com previsão de mais chuvas atingindo a região de San Antonio até Waco.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou solidariedade às famílias afetadas e colocou o governo federal à disposição para apoiar as operações no estado. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor. Deus abençoe as famílias e Deus abençoe o Texas!”, escreveu o presidente em sua rede social.
Autoridades do Serviço Nacional de Meteorologia afirmaram que, embora previsões alertassem sobre risco de inundações, a quantidade de chuva superou todas as expectativas. Os shows de fogos do 4 de Julho foram cancelados em várias cidades da região, e áreas planejadas para celebrações foram completamente submersas. As buscas continuam, com o fim de semana sendo considerado decisivo para o resgate dos desaparecidos.
Mín. 20° Máx. 36°