Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia INTERNET

Rede Starlink quase sai do ar por conta de tempestade solar

Em resposta, milhares de satélites acionaram seus propulsores para corrigir a trajetória e retornar à órbita original.

24/08/2024 às 08h49
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Satelites da Starlink em orbita da Terra - Foto: Reprodução.
Satelites da Starlink em orbita da Terra - Foto: Reprodução.

Entre os dias 7 e 10 de maio deste ano, a Terra foi atingida pela maior tempestade solar desde 2003, com partículas eletricamente carregadas vindas do Sol. Embora não tenha causado danos graves, um novo estudo do MIT revelou que o evento poderia ter tido consequências mais sérias. As partículas atravessaram a magnetosfera da Terra e chegaram à atmosfera.

Esse bombardeio aqueceram os gases nas camadas superiores da atmosfera, aumentando sua densidade. Embora a mudança tenha sido pequena, foi suficiente para que os satélites da constelação Starlink perdessem cerca de 180 metros de altitude por dia. Em resposta, milhares de satélites acionaram seus propulsores para corrigir a trajetória e retornar à órbita original.

O movimento envolveu quase metade da frota da Starlink, e os cientistas alertam que a ação em massa, por ter sido tão abrupta, poderia ter causado uma série de colisões em cascata. Isso se deve ao fato de que o movimento generalizado não deu tempo suficiente para os sistemas de detecção de colisões recalcularem as trajetórias dos satélites.

Esse episódio destaca a vulnerabilidade dos satélites a eventos solares extremos e a necessidade de aprimorar os sistemas de resposta e detecção de colisões para evitar futuros incidentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários