Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Piauí torna obrigatório uso de câmeras por policiais

Medida assinada por Rafael Fonteles busca proteger agentes e garantir transparência nas ações da segurança pública

05/04/2025 às 08h20 Atualizada em 06/04/2025 às 09h10
Por: Wagner Albuquerque Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Rafael Fonteles instituiu, por meio de decreto 23.697, publicado nesta quinta-feira (3), a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por policiais durante ações da Segurança Pública. A medida tem o objetivo principal de proteger os agentes públicos no exercício de suas funções.

A câmera passa a compor o uniforme dos policiais, registrando imagens que permitem maior transparência e controle das atividades operacionais. Possibilita ainda o aprimoramento da produção de provas para apurar eventuais desvios de conduta.

O decreto estabelece ainda que o uso, gestão, armazenamento, preservação, publicidade e divulgação das imagens captadas, vão seguir as regras estabelecidas pelo Ministério da Justiça Segurança Pública. O documento autoriza o governo a estender o uso de câmeras a outras categorias de servidores públicos estaduais.

O financiamento dos equipamentos será feito com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública, parcerias com o governo federal, setor privado e dotações orçamentárias específicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários