Quarta, 19 de Março de 2025
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Brasil ABSURDO

CNJ suspende compra de 50 iPhones pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

Aquisição incluía aparelhos de alto custo para número superior ao total de desembargadores da Corte

13/03/2025 às 07h16 Atualizada em 13/03/2025 às 18h10
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) abriu um processo de registro de preços para a possível compra de 50 celulares de alto custo, com valor estimado em R$ 573,3 mil, conforme previsto em edital. O preço por unidade é de aproximadamente R$ 11,4 mil, o que chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, o TJ-MA não apresentou justificativas suficientes para a quantidade de aparelhos, que supera o número de desembargadores da Corte, atualmente 35. “A cautela recomenda uma análise da discricionariedade administrativa envolta no procedimento de compra mencionado”, afirmou o ministro.

O TJ-MA, por sua vez, esclareceu que a compra não é obrigatória nem imediata, já que se trata apenas de um processo de registro de preços, que visa garantir a possibilidade de aquisição futura pelo menor valor cotado, caso haja necessidade durante o período de vigência.

Ainda segundo o Tribunal, a escolha do modelo de referência foi baseada em critérios técnicos para padronizar a infraestrutura tecnológica do Judiciário, facilitar a participação em sessões online e agilizar o acesso a sistemas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O TJ-MA reforçou que os aparelhos seriam utilizados como ferramenta de trabalho, e não como benefício pessoal, destacando seu compromisso com a transparência e a modernização da Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários