
Já ouviu falar sobre isso? Refere-se à quebra ou ao enfraquecimento das regras, dos valores e das normas de conduta que sustentam uma sociedade ou grupo. Ele ocorre quando há uma perda de consenso sobre o que é certo ou errado, gerando comportamentos egoístas, individualistas ou socialmente destrutivos. Onde mais se percebe isso atualmente? No comportamento dos clérigos. O clero católico não fala mais sobre moral e muito menos prega sobre isso. Entrou de vez na onda de que o mais importante na vida é viver e desfrutar dos prazeres da vida e viver nababescamente até dizer chega. E como atenuar a degradação moral? Fazendo caridade. É a forma que encontram para que o povo não os relegue cada vez mais ao segundo ou ao terceiro plano das escalas sociais!
Há alguns meses, alguém nos abordou e relatou fatos e acontecimentos envolvendo determinados sacerdotes e perguntou quais as razões daquela vida desregrada. Simplesmente ouvimos e, ao final, enfatizamos: muitos deles acreditam que a dependência material faz com que as pessoas simplesmente não liguem mais para nenhum aspecto de relevância moral e ética. E quem recruta gente assim? Devolvi a pergunta: você já viu a qualidade dos formadores e dos que cuidam das vocações? Não acreditam mais em Deus, amigo; tudo se tornou apenas mais um “teatro da vida”. E como fica tudo isso? Simplesmente fica. Acreditam piamente na impunidade. Quantos jovens tiveram suas vidas ceifadas por esses “teatrólogos da vida clerical”? E nunca aconteceu nada! Acham-se acima do bem e do mal. Atualmente, acreditam cada vez mais que o sacerdócio não é mais um serviço em favor da coletividade, mas do próprio sacerdote. Mas ninguém nunca os grava e coleta dados? Passaram a “fazer as surubas” em outros estados da Federação? Estão cada vez mais se tornando cuidadosos e, no dizer deles, espertos em enganar a todos?
O desordenamento moral toma conta de toda a sociedade brasileira? De uma forma jamais vista. E, quando alguém fala nisso, as ditas elites intelectuais já possuem uma resposta pronta: pior não é a França? A Europa está devastada moralmente, e ninguém diz nada. E por que somente agora estão a falar do Brasil? Quem, em sã consciência, nos dias atuais, confia em pessoas consideradas “autoridades”? Somente os pastores evangélicos, com aquelas pregações absurdas de que “o respeito às autoridades é algo sagrado”. Você acredita que existem igrejas que aconselham seus membros a simplesmente se afastarem de quem é crítico em relação aos governos? E principalmente ao governo federal. Já se infiltraram até mesmo nas consideradas igrejas evangélicas tradicionais. Você chegou a pensar que nas igrejas ainda existem pregações morais? Faz muito tempo que isso acabou. A moda agora é falar das emoções e das “baboseiras do dia a dia”, no sentido psicológico e emocional. A Sagrada Escritura entra apenas como fundamentação!
O mundo está precisando de novos críticos? O filósofo que ficou mais conhecido por suas críticas implacáveis ao clero católico e aos dogmas da Igreja foi Voltaire (pseudônimo de François-Marie Arouet, 1694–1778). Durante o século XVIII, ele combateu de forma incisiva a influência política da Igreja Católica, a intolerância religiosa, o fanatismo e os abusos cometidos pela instituição. Em pleno século XXI, tudo continua do mesmo jeito de antes? Todos os dias, as “rádios e emissoras católicas” fazem a defesa insana e cotidiana de verdadeiros bandidos que se dizem pessoas de bem!
Força. Coragem. Não perca a sua fé. Tudo o que os farsantes desejam é a perda da fé em Deus por parte dos homens de bem. Boa parte do clero parou de acreditar em Deus e simplesmente reza ou ora por dever de ofício. O que todos gostam mesmo é de dinheiro?
Mín. 23° Máx. 32°