
Os pré-candidatos à Presidência da República Flávio Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado se encontraram nesta semana durante a abertura da Megaleite, em Belo Horizonte, e demonstraram disposição para construir uma frente unificada da direita nas eleições de 2026. Apesar das divergências e disputas internas, os três destacaram que o principal objetivo é impedir a reeleição do presidente Lula.
Durante o evento, os presidenciáveis defenderam a manutenção das candidaturas no primeiro turno, mas reforçaram o compromisso de união na etapa decisiva da disputa. Zema e Caiado afirmaram que a direita deverá caminhar junta em um eventual segundo turno, independentemente de quem avance na corrida presidencial. O encontro também marcou uma reaproximação após recentes atritos envolvendo críticas feitas por aliados dos dois governadores a Flávio Bolsonaro.
Além da pauta eleitoral, a segurança pública surgiu como um dos principais pontos de convergência entre os pré-candidatos. Os três defenderam o endurecimento do combate ao crime organizado e destacaram a necessidade de ações mais rigorosas contra facções criminosas. O tema ganhou ainda mais espaço após os Estados Unidos classificarem PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas.
Pesquisas recentes mostram Lula na liderança das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece como principal nome da oposição nos cenários testados. Já Caiado e Zema registram percentuais menores, mas mantêm suas pré-candidaturas. O encontro em Minas Gerais foi visto como um sinal de que a direita busca reduzir conflitos internos e construir uma estratégia comum para aumentar as chances de vitória na eleição presidencial do próximo ano.
ALERTA Cortes de Lula aumentam risco de falhas na aviação e acendem alerta para segurança dos voos
VAI PIORAR TUDO! Trabalhar menos pode custar mais: entenda o perigo escondido na PEC que acaba com a escala 6x1
BRAZIUUU Nossos presidentes não falam inglês, e isso diz muito sobre nós
Mín. 22° Máx. 34°