
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na noite deste sábado (16), emergência de saúde pública de importância internacional devido ao avanço de um novo surto de ebola causado pelo vírus Bundibugyo, que afeta a República Democrática do Congo e Uganda.
Apesar do alerta internacional, a OMS informou que o cenário ainda não se enquadra nos critérios para classificação de emergência pandêmica previstos pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI) de 2005.
A decisão foi tomada após consultas com os países afetados e levou em consideração a evolução dos casos. Na República Democrática do Congo, especificamente na província de Ituri, foram registrados oito casos confirmados por laboratório na sexta-feira, além de 246 casos suspeitos e 80 mortes em investigação.
Em paralelo, a situação também se agravou em Uganda, onde dois laboratórios confirmaram novos casos, incluindo um óbito, sem ligação aparente entre eles. Esses registros ocorreram em um intervalo de 24 horas, entre sexta-feira e sábado, na capital Kampala.
A possibilidade de disseminação internacional passou a ser um dos principais pontos de atenção das autoridades de saúde. Já há registros de dois casos confirmados em Uganda envolvendo pessoas que haviam viajado recentemente da República Democrática do Congo, o que reforça o alerta sobre o risco de propagação do vírus entre países.
Diante do avanço do surto, a OMS intensificou o monitoramento da situação e reforçou a necessidade de medidas de vigilância, isolamento de casos e cooperação internacional para conter a doença.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°