
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a se manifestar sobre o litígio territorial com o Piauí, defendendo que a região da Serra da Ibiapaba deve permanecer sob domínio cearense. Segundo ele, o principal argumento é o sentimento da população local, que se identifica como cearense, o que, na avaliação do gestor, deve ser levado em conta na decisão final.
A disputa entre os dois estados é antiga e remonta ao período imperial. Atualmente, cerca de 2.800 km² estão em situação de indefinição, com áreas ocupadas ao longo dos anos por moradores ligados ao Ceará. Em 2011, o Piauí acionou o Supremo Tribunal Federal para que a Corte estabeleça oficialmente os limites territoriais.
Durante agenda na cidade de Poranga, próxima a Pedro II, Elmano afirmou que, diferente de outros conflitos territoriais no país, a região em disputa possui população consolidada, o que torna o debate mais sensível. Ele também destacou que decisões administrativas não seriam capazes de mudar a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos moradores.
Por outro lado, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE) afirmou que a posição do estado é baseada em critérios técnicos e jurídicos. Em nota, o órgão ressaltou que o objetivo não é obter vantagem, mas garantir uma definição clara e segura das divisas, com base em normas legais e documentos históricos.
O caso segue aguardando decisão do STF, que já solicitou um estudo técnico ao Exército Brasileiro. O relatório apresentou diferentes cenários para a divisão da área, incluindo critérios geográficos e administrativos. Enquanto isso, o impasse continua sem solução definitiva, mantendo a região sob incerteza jurídica e política.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 22° Máx. 34°