
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta quinta-feira (26) a liberação de R$ 73,6 milhões para apoiar a comercialização do arroz da safra 2025/26. A medida tem como objetivo ajudar produtores a escoar a produção e preservar a renda do setor diante da queda no preço da saca no mercado.
O anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, durante a 36ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada em Capão do Leão (RS), após reuniões com entidades do setor. A ação prevê o deslocamento de cerca de 300 mil toneladas de arroz das regiões produtoras para centros consumidores em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
Do total liberado, R$ 61,3 milhões serão destinados ao Rio Grande do Sul, principal produtor nacional, com expectativa de retirada de 250 mil toneladas. Os recursos serão operacionalizados por meio do Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) e do PEP (Prêmio para Escoamento de Produto), instrumentos da Política de Garantia de Preços Mínimos.
Os mecanismos são acionados quando o preço de mercado fica abaixo do mínimo oficial, atualmente em R$ 63,74 por saca de 50 quilos, enquanto a média paga no Rio Grande do Sul está em R$ 53,27. Com o novo aporte, os investimentos federais no setor arrozeiro somam R$ 716,8 milhões. A produção brasileira de arroz para a safra 2025/26 é estimada em 10,91 milhões de toneladas, queda de 14,4% em relação ao ciclo anterior.
ANTIMICROBIANOS União Europeia veta carne brasileira? Entenda o que realmente mudou e quais podem ser os impactos
AGRO China promete comprar US$ 17 bilhões em produtos agrícolas dos EUA
AGRO União Europeia proíbe importação de carne brasileira Mín. 23° Máx. 32°