
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (11), um conjunto de medidas para impulsionar a produção nacional de semicondutores. Entre as ações destacadas está uma nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltada para o investimento em data centers, fundamentais para o processamento e armazenamento de dados digitais.
A nova linha de crédito, anunciada em cerimônia no Palácio do Planalto, contará com um orçamento de R$ 2 bilhões. Esses recursos são provenientes do BNDES e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), gerido pelo Ministério das Comunicações, e serão destinados à construção de data centers, necessários para suportar o aumento exponencial no volume de dados, estimado em 600 trilhões de gigabytes globalmente até 2030.
Um dos diferenciais da linha de crédito são as taxas de juros reduzidas para projetos nas regiões Norte e Nordeste, que terão taxas a partir de 6,3%, enquanto outras regiões do país pagarão juros a partir de 8,5%. Esse incentivo é parte de uma estratégia para descentralizar os investimentos e promover o desenvolvimento regional nessas áreas.
Durante o evento, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o Brasil tem grande potencial competitivo no setor, devido à alta demanda de energia dos data centers, o que é favorecido pela matriz energética do país, composta por quase 90% de fontes limpas. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou a importância desses investimentos para a transformação digital do Brasil, destacando que os data centers são essenciais para a segurança e confiabilidade dos serviços digitais.
As medidas integram o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon), sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa prevê investimentos de R$ 21 bilhões até 2026, com foco em pesquisa e inovação nas cadeias produtivas de chips e eletroeletrônicos, visando a aplicação em produtos como painéis solares, smartphones e dispositivos ligados à indústria 4.0.
Além do apoio à produção de semicondutores, o BNDES e a Finep também lançaram novas ações para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais, dentro do programa Brasil Mais Produtivo. Com recursos iniciais de R$ 560 milhões, o objetivo é modernizar até 200 mil empresas, com especial atenção a tecnologias como Big Data, internet das coisas (IoT), impressão 3D e inteligência artificial.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que a meta do governo é ampliar a digitalização industrial no Brasil. Atualmente, 19% das indústrias utilizam tecnologias avançadas, e o objetivo é elevar esse número para 25% até 2025 e 50% até 2033, fortalecendo as cadeias produtivas de semicondutores, robôs industriais e produtos digitais.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°