Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional REFLEXÃO

4º Domingo do Advento

O sinal que Isaías falava para o rei Acaz pedir a Deus se concretiza no nascimento de Jesus, o Deus Conosco, o Emanuel.

20/12/2025 às 22h05
Por: Josenildo Melo Fonte: https://www.vaticannews.va/pt.html
Compartilhe:
Foto: VaticanNews/Santa Sé
Foto: VaticanNews/Santa Sé

Que nós, neste Natal, saibamos ser como José, deixando tudo nas mãos do Senhor, confiando em Sua divina ação. Também sejamos como Maria, não pedindo explicações, mas sabendo que o Senhor é poder e Amor.

Vatican News

A primeira leitura da liturgia deste 4º domingo do Advento apresenta a aliança entre dois reis, com a finalidade de depor um terceiro, Acaz, rei de Jerusalém. Com isso, a dinastia davídica se esfacelaria e outro rei, de outra família, ocuparia o trono de Jerusalém.

Mas Deus é fiel e manterá Sua promessa de que um descendente de Davi seria o rei de Judá. Contudo, o rei Acaz não dá muita importância à Palavra de Deus, não confia em Suas promessas, mas confia em sua aliança com um quarto rei.

O profeta Isaías fica preocupadíssimo com o modo de agir do rei Acaz e percebe que tudo será um desastre para Israel.

O povo confia em Deus, mas fica estarrecido com o menosprezo que Acaz dá à situação e com sua atitude em relação aos ídolos pagãos, a ponto de oferecer seu filho aos mesmos.

Por isso, ele, de modo falso, diz que não irá incomodar Deus quando lhe é dito para pedir um sinal ao Senhor.

Nesse momento, é dado, pelo profeta Isaías, um sinal: a virgem dará à luz um filho que se chamará Emanuel.

Acaz se torna empedernido, perde a guerra, os assírios se tornam colonizadores de Israel, mas Deus se mantém fiel. Ezequias, o filho da virgem, descendente de Davi, nasce e se torna rei, um bom rei. Ele foi visto como a presença de Deus: o Deus que não abandona, o Deus que está com seu povo, o Deus que se chama Emanuel — Deus conosco!

Essa leitura questiona nosso modo de pensar e de agir quando não confiamos em Deus e não damos a Ele a primazia em nossas decisões; quando confiamos mais no mundo, em nossos feitos e amizades, em nossas “orações” e “novenas”, em nossas superstições, e não na Palavra d’Ele, que nos ama, que se entregou por nós, e na presença de Nossa Senhora ao nosso lado. Não somos nossa providência, ninguém é nossa providência: só o Senhor é a Providência.

“Deus conosco” é também o tema do Evangelho de Mateus, proclamado nesta liturgia, que nos fala da gravidez de Maria após a realização do contrato nupcial entre ela e José, mas ainda sem coabitarem.

O sinal que Isaías falava para o rei Acaz pedir a Deus se concretiza no nascimento de Jesus, o Deus Conosco, o Emanuel.

Maria é a virgem que confiou absolutamente em Deus e se entregou totalmente à missão que Ele lhe confiava. Também José, o justo, que, entre situações muito embaraçosas, optou por não cometer injustiças, mas deixar tudo nas mãos de Deus e confiar na divina Providência.

Que nós, neste Natal, saibamos ser como José, deixando tudo nas mãos do Senhor, confiando em Sua divina ação. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele agirá”, diz o Salmo 36.

Também sejamos como Maria, não pedindo explicações, mas sabendo que o Senhor é poder e Amor.

Entreguemo-nos, confiadamente, ao Senhor que vem a nós em forma de uma criança para habitar conosco, a cada dia de nossa vida, presente em cada segundo de nosso existir. Afinal, Ele é o Amor, o Emanuel, o Deus conosco!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes