Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste TECNOLOGIA

Fortaleza ganha o maior data center do Nordeste

Tecto inaugura Mega Lobster com investimento de R$ 550 milhões e aposta em expansão nacional

24/10/2025 às 11h14 Atualizada em 24/10/2025 às 22h02
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Tecto Data Centers inaugurou na última quinta-feira (23) o Mega Lobster, seu terceiro e maior centro de dados em Fortaleza. O empreendimento, localizado na Praia do Futuro, recebeu R$ 550 milhões em investimentos e foi construído em apenas 12 meses. Com capacidade instalada de 20 megawatts (MW), o espaço busca atender a demanda crescente de empresas de tecnologia, operadoras e provedores de conteúdo por processamento de grandes volumes de dados.

O novo prédio tem 13 mil m², dez data halls e espaço para até mil racks. A operação começa com 3 MW já contratados e deve repetir o ritmo acelerado de ocupação do Big Lobster, inaugurado em 2023 e totalmente preenchido em apenas dois anos. O projeto prioriza sustentabilidade: funciona com energia 100% renovável e utiliza um sistema de refrigeração que consome zero água potável, reforçando o compromisso da empresa com eficiência energética.

A esq. para dir. Alexandre Demarchi, CTO; Tito Costa, CRO; Dany Ramirez, COO; Jose Miguel Vilela, CEO; Frederico Siqueira, Ministro das Comunicações; Vicente Aquino e Alexandre Freire , conselheiros da Anatel - Foto: Divulgação

Além de ser um marco tecnológico, o Mega Lobster consolida Fortaleza como hub digital estratégico do Brasil. A cidade abriga uma das maiores estações de cabos submarinos do mundo, conectando o País a seis outros países e garantindo posição privilegiada no tráfego internacional de dados. Segundo o CEO da Tecto, José Miguel Vilela, a meta é atrair empresas brasileiras que ainda enviam dados para o exterior, além de conquistar governos e corporações como novos clientes.

Com a inauguração, a Tecto passa a operar seis data centers — três em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e dois na Colômbia — e prepara um plano de expansão de US$ 1 bilhão. Entre os projetos, estão a construção de um hiper data center de 200 MW em Santana de Parnaíba (SP) e novas unidades em Porto Alegre, Recife e Brasília. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que o Ceará se tornou prioridade do governo para o setor e reafirmou o papel estratégico da região na infraestrutura digital do Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários