
.Um grave acidente ocorrido na noite de sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco, deixou 17 pessoas mortas e dezenas de feridos. O ônibus de turismo, que retornava para Brumado (BA) após uma viagem de compras em Santa Cruz do Capibaribe, tombou em um trecho conhecido como Serra dos Ventos, considerado perigoso e de curvas acentuadas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, que estava regularmente fretado, transportava mais passageiros do que havia sido declarado no termo de fretamento. As autoridades acreditam que algumas pessoas tenham embarcado como carona. O impacto foi tão forte que parte dos ocupantes foi arremessada para fora do ônibus, o que indica o não uso de cintos de segurança.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. A principal hipótese é de que o motorista tenha perdido o controle em uma curva sinuosa da serra, possivelmente devido ao peso excessivo e à instabilidade da carga de mercadorias. Testemunhas relatam que o coletivo acessou a contramão, colidiu em rochas e depois em um barranco antes de tombar.
Dois motoristas se revezavam no trajeto. Ambos sobreviveram, e um deles afirmou que estava dormindo no momento do impacto. “Agradeço a Deus pela segunda vida”, disse o condutor auxiliar. O outro motorista será ouvido pela polícia para esclarecer as circunstâncias do acidente.
As vítimas fatais são, em sua maioria, moradores da Bahia e de Minas Gerais. Até o momento, 11 corpos foram identificados através de impressões digitais pela Polícia Civil. O trabalho de perícia e necropsia foi dividido entre os IMLs de Caruaru e Recife, devido à grande quantidade de mortos e à necessidade de agilidade na liberação dos corpos.
Dos feridos, 12 permanecem internados no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, sendo seis em estado grave na UTI. Outros cinco já receberam alta. O trecho da rodovia ficou interditado por quase nove horas, dificultando o trabalho das equipes de resgate, que incluíram PRF, Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O assessor da PRF, Cristiano Mendonça, informou que, apesar de o ônibus ter levado mais passageiros que o previsto, ele não excedia a capacidade máxima de 50 pessoas. Ele também destacou que o veículo transportava grande quantidade de mercadorias de confecção, o que pode ter contribuído para o desequilíbrio na serra.
A tragédia causou comoção nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores Raquel Lyra (PE) e Jerônimo Rodrigues (BA) prestaram solidariedade às famílias das vítimas. Em nota, Lula lamentou profundamente o ocorrido e expressou “condolências e solidariedade neste momento de tanta dor”.
O governo de Pernambuco informou que todas as forças de segurança e resgate permaneceram mobilizadas durante a madrugada. As investigações agora buscam esclarecer se houve falha mecânica, excesso de carga ou erro humano. Posteriormente, todas as vítimas serão levadas ao IML do Recife, para facilitar a retirada dos corpos pelas famílias.






SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°