Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste SERRA DOS VENTOS

Tragédia na Serra dos Ventos: ônibus tomba em Pernambuco e deixa 17 mortos em acidente devastador

Ônibus que retornava de Santa Cruz do Capibaribe para Brumado tombou na Serra dos Ventos, em Pernambuco; vítimas são da Bahia e de Minas Gerais, e algumas podem ter pegado carona

18/10/2025 às 20h56 Atualizada em 18/10/2025 às 21h08
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Inexplicavelmente o ônibus deitou no asfalto - Foto: Reprodução
Inexplicavelmente o ônibus deitou no asfalto - Foto: Reprodução

.Um grave acidente ocorrido na noite de sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco, deixou 17 pessoas mortas e dezenas de feridos. O ônibus de turismo, que retornava para Brumado (BA) após uma viagem de compras em Santa Cruz do Capibaribe, tombou em um trecho conhecido como Serra dos Ventos, considerado perigoso e de curvas acentuadas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, que estava regularmente fretado, transportava mais passageiros do que havia sido declarado no termo de fretamento. As autoridades acreditam que algumas pessoas tenham embarcado como carona. O impacto foi tão forte que parte dos ocupantes foi arremessada para fora do ônibus, o que indica o não uso de cintos de segurança.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. A principal hipótese é de que o motorista tenha perdido o controle em uma curva sinuosa da serra, possivelmente devido ao peso excessivo e à instabilidade da carga de mercadorias. Testemunhas relatam que o coletivo acessou a contramão, colidiu em rochas e depois em um barranco antes de tombar.

Dois motoristas se revezavam no trajeto. Ambos sobreviveram, e um deles afirmou que estava dormindo no momento do impacto. “Agradeço a Deus pela segunda vida”, disse o condutor auxiliar. O outro motorista será ouvido pela polícia para esclarecer as circunstâncias do acidente.

As vítimas fatais são, em sua maioria, moradores da Bahia e de Minas Gerais. Até o momento, 11 corpos foram identificados através de impressões digitais pela Polícia Civil. O trabalho de perícia e necropsia foi dividido entre os IMLs de Caruaru e Recife, devido à grande quantidade de mortos e à necessidade de agilidade na liberação dos corpos.

Dos feridos, 12 permanecem internados no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, sendo seis em estado grave na UTI. Outros cinco já receberam alta. O trecho da rodovia ficou interditado por quase nove horas, dificultando o trabalho das equipes de resgate, que incluíram PRF, Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O assessor da PRF, Cristiano Mendonça, informou que, apesar de o ônibus ter levado mais passageiros que o previsto, ele não excedia a capacidade máxima de 50 pessoas. Ele também destacou que o veículo transportava grande quantidade de mercadorias de confecção, o que pode ter contribuído para o desequilíbrio na serra.

A tragédia causou comoção nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores Raquel Lyra (PE) e Jerônimo Rodrigues (BA) prestaram solidariedade às famílias das vítimas. Em nota, Lula lamentou profundamente o ocorrido e expressou “condolências e solidariedade neste momento de tanta dor”.

O governo de Pernambuco informou que todas as forças de segurança e resgate permaneceram mobilizadas durante a madrugada. As investigações agora buscam esclarecer se houve falha mecânica, excesso de carga ou erro humano. Posteriormente, todas as vítimas serão levadas ao IML do Recife, para facilitar a retirada dos corpos pelas famílias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários