Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde METANOL

Teresina registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol — alerta máximo nas autoridades de saúde

Homem de 51 anos foi internado após consumir destilado suspeito. FMS e Lacen-PI investigam a origem da bebida; Ministério da Saúde corre contra o tempo diante da falta de antídoto no país

08/10/2025 às 08h38 Atualizada em 08/10/2025 às 13h06
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Rômulo Eloso, coordenador do CIEVS Teresina - Foto: Reprodução
Rômulo Eloso, coordenador do CIEVS Teresina - Foto: Reprodução

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, nesta terça-feira (07/10), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Teresina. O paciente, um homem de 51 anos, está internado em um hospital particular da capital e apresentou melhora após iniciar o tratamento.

Segundo informações da FMS, o homem relatou ter ingerido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, passou a sentir sintomas típicos de intoxicação, como visão turva, dor abdominal e náuseas. Após alguns dias, procurou atendimento médico e precisou ser submetido a sessões de hemodiálise, respondendo bem à terapia.

Amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), que deve confirmar a presença da substância tóxica nos próximos dias.


Casos semelhantes no litoral do Piauí

O caso em Teresina acende um alerta estadual, já que outros dois pacientes estão sob investigação no litoral do Piauí. Em Parnaíba, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) acompanha dois homens que apresentaram sintomas semelhantes após o consumo de bebidas alcoólicas suspeitas.

O primeiro, de 28 anos, deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) com dores abdominais e visão embaçada após ingerir gin. Recebeu alta, mas continua sob monitoramento. O segundo, um garçom de 21 anos, também foi atendido no HEDA e liberado após observação.

Esses casos reforçam a suspeita de circulação de bebidas adulteradas no estado, o que pode indicar um problema de saúde pública mais amplo.


Situação nacional: falta o principal antídoto

O Ministério da Saúde e a Anvisa tentam viabilizar o fornecimento emergencial do fomepizol, medicamento essencial no tratamento da intoxicação por metanol — e que está em falta em todo o país.

A agência abriu uma chamada pública internacional para localizar fornecedores do antídoto, após pedido urgente do governo federal. Enquanto isso, os hospitais utilizam hemodiálise e terapias de suporte para estabilizar os pacientes.


Alerta e orientações da FMS

A FMS reforça que casos de intoxicação exógena são de notificação compulsória e estão sendo monitorados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina. O órgão pede que a população denuncie a venda de bebidas adulteradas à

  • Delegacia de Crimes Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao

  • PROCON,
    além de comunicar imediatamente casos suspeitos de intoxicação ao

  • CIEVS Teresina ([email protected]) ou ao

  • Centro de Informações Toxicológicas do Piauí (CITOX) pelos números 0800 280 3661 e (86) 98178-8257.


Conclusão

O episódio marca um alerta grave sobre o risco de bebidas clandestinas e o impacto da falta de estrutura nacional para lidar com intoxicações por metanol. As autoridades de saúde pedem cautela da população e reforçam a importância de comprar apenas bebidas com procedência garantida — um cuidado que, neste momento, pode significar a diferença entre a vida e a morte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários