Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste TRAGÉDIA NO RECIFE

Teto de santuário desaba e deixa dois mortos no Recife; 22 pessoas estão feridas

O desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na zona Norte da capital pernambucana, chocou profundamente a população

30/08/2024 às 16h15 Atualizada em 30/08/2024 às 18h55
Por: Douglas Ferreira Fonte: Com informações G1
Compartilhe:
A tragédia impactou a sociedade recifense e pernambucana - Foto: Reprodução
A tragédia impactou a sociedade recifense e pernambucana - Foto: Reprodução

Uma tragédia de proporções devastadoras abalou não apenas a cidade do Recife, mas também reverberou por todo o estado de Pernambuco e pelo país. O desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na zona Norte da capital pernambucana, chocou profundamente a população. O acidente, ocorrido durante uma ação de distribuição de cestas básicas, resultou na morte imediata de duas pessoas e deixou ao menos outras 22 feridas. O evento, que deveria ser um gesto de solidariedade, transformou-se em um cenário de horror e desespero.

O colapso estrutural do santuário levanta questões inquietantes: o que causou esse desabamento? Haveria alguma relação com a instalação recente de um sistema de energia solar no local, finalizada apenas seis dias antes? As respostas ainda estão por vir, mas o impacto imediato na vida da comunidade já é devastador. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o pânico e a dor que se abateram sobre os fiéis, que tentaram em vão socorrer as vítimas presas sob os escombros.

As autoridades se mobilizaram rapidamente. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, mesmo distante em uma agenda no Sertão, acionou todas as forças de segurança do estado para uma resposta emergencial, destacando que "Deus e Nossa Senhora da Conceição consolem a todos". A presença de 32 bombeiros, 15 policiais militares, além das equipes do Samu e da Defesa Civil, foi fundamental para evitar uma tragédia ainda maior, mas o peso da perda já é imensurável.

A comoção não se limitou às autoridades. O padre Emerson Borges, reitor do santuário, e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, expressaram uma profunda tristeza pelo ocorrido, com o arcebispo descrevendo o desabamento como um evento que "enche nossos corações de luto e solidariedade". A igreja, em sua dor, agora se une à comunidade na busca por consolo e respostas.

Este incidente catastrófico não é apenas um lamento local; ele expõe fragilidades que precisam ser investigadas com urgência. À medida que o Brasil se junta ao Recife em oração e luto, resta a todos esperar que as causas desse colapso sejam desvendadas, e que medidas sejam tomadas para que tragédias como esta não se repitam. O Morro da Conceição, que se preparava para celebrar sua padroeira em 100 dias, agora vive um período de profunda dor e reflexão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários