Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí 95 TONELADAS DE MEL

Exportação de mel do Piauí é retomada após suspensão e enfrenta corrida contra tarifa dos EUA

Casa Apis consegue liberação de embarque, mas setor ainda teme impacto de tarifa de 50% e queda na produção causada pela seca

14/07/2025 às 20h12 Atualizada em 16/07/2025 às 10h16
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Porto do Pecém, no Ceará - Foto: Reprodução
Porto do Pecém, no Ceará - Foto: Reprodução

Após uma suspensão inesperada, a Casa Apis, sediada em Picos (PI), conseguiu retomar o envio de contêineres de mel aos Estados Unidos. As cargas já estavam no Porto do Pecém, no Ceará, quando os clientes solicitaram o adiamento da exportação. Segundo o presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas, o embarque foi liberado após negociações baseadas na parceria de mais de 15 anos com os compradores norte-americanos.

A operação, no entanto, continua sendo uma corrida contra o tempo. Com a divisão da carga entre diferentes navios e rotas, parte do mel pode chegar aos EUA já após o dia 1º de agosto, quando entra em vigor a nova tarifa de 50% imposta pelo governo americano. “Alguns lotes devem chegar antes da data, mas outros podem desembarcar depois. Mesmo assim, os clientes assumiram esse risco em resposta à nossa solicitação”, afirmou Sitônio. Os compradores, no entanto, seguem exigindo que a entrega ocorra antes da nova taxação.

Apesar da suspensão inicial, os contratos comerciais seguem válidos até dezembro. A expectativa da Casa Apis é exportar cerca de mil toneladas de mel até o fim do ano, além das mil toneladas já enviadas no primeiro semestre. Caso a tarifa seja mantida, exportadores e importadores já estudam alternativas para dividir os custos e manter os negócios viáveis. “Se permanecer 50%, o consenso é dividir a despesa entre as partes”, explicou Sitônio.

Além do impacto tarifário, o setor enfrenta uma seca severa que deve reduzir a produção em até 40% em 2025. “A estiagem comprometeu nossa safra. Agora temos que torcer por um desfecho positivo”, declarou Sitônio. Em 2024, o Piauí liderou o ranking brasileiro de exportações de mel para os EUA, que consomem cerca de 80% da produção nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários