Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia TARCÍSIO X HADDAD

Tarcísio dá recado a Haddad: “Fale menos e trabalhe mais” após ministro atacar sua postura diante dos EUA

Governador de São Paulo acusa ministro da Fazenda de perder o foco da economia brasileira e desdenha das críticas de Haddad, que o chamou de “vassalo” por defender aproximação com os Estados Unidos. Tensão cresce após anúncio de tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros

10/07/2025 às 14h27
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Tarcísio não deixou barato as alfinetadas de Haddad e deu o troco - Foto: Reprodução
Tarcísio não deixou barato as alfinetadas de Haddad e deu o troco - Foto: Reprodução

Diz o ditado que quem fala o que quer ouve o que não quer. E Fernando Haddad, ministro da Fazenda, parece ainda não ter aprendido essa lição. Depois de insinuar que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agia como “vassalo” dos Estados Unidos, Haddad ouviu em alto e bom som o troco: “Cabe a ele falar menos e trabalhar mais”.

A resposta veio nesta quinta-feira (10/7), durante uma cerimônia em São Paulo, onde Tarcísio criticou duramente a condução da política econômica do governo Lula (PT) e acusou Haddad de se perder em ataques pessoais em vez de enfrentar a crise fiscal e a ameaça de novas tarifas americanas ao Brasil.

“Ele tem que cuidar da economia. Se ele cuidasse da economia, ele estaria indo bem. O Brasil não está indo bem, a gente tem um problema fiscal enorme. Então, acho que cabe a ele falar menos e trabalhar mais”, disparou Tarcísio, deixando claro seu descontentamento com a gestão petista.

A rusga começou quando Haddad, em entrevista ao Canal do Barão, ironizou o alinhamento de Tarcísio com Donald Trump - que anunciou um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros - e questionou se o governador queria ser “presidente ou vassalo”.

Para Tarcísio, a declaração de Haddad é mais uma prova do isolamento diplomático do Brasil sob Lula. Ele criticou a falta de diálogo com Washington e defendeu a abertura de uma mesa de negociação para evitar prejuízos à indústria paulista e à Embraer, duramente atingidas pelas tarifas.

“Os americanos sempre foram aliados de primeira hora do Brasil. É o maior investidor estrangeiro direto no Brasil. E hoje, entre os países do G20, o mais afastado da Casa Branca é justamente o Brasil”, reforçou o governador, em tom ácido.

Tarcísio ainda alfinetou a diplomacia brasileira nos BRICS e lembrou que São Paulo é o maior polo exportador industrial para os Estados Unidos. “O impacto é negativo e precisamos resolver isso com urgência”, disse, defendendo a reaproximação com os americanos.

Com um boné Make America Great Again já estampado em suas redes sociais desde a posse de Trump, Tarcísio não esconde sua afinidade com o republicano. Agora, faz dessa crise um palanque para mirar mais alto e se colocar como voz crítica à política econômica do PT.

Enquanto isso, Haddad, apelidado nas redes de “Taxaad”, acumula cobranças por sua incapacidade de conter a inflação, equilibrar as contas públicas e enfrentar o tarifaço americano. Detalhe: o aumento da taxa de exportação eleva o dólar que faz a inflação disparar. É esperar para ver. 

A tensão entre os dois nomes promete novos capítulos - e expõe, mais uma vez, o desgaste do governo federal com sua própria oposição interna. Já a externa, fica para outra análise.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários