Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste NORDESTE

Ferrovia Transnordestina fica mais perto de ligar o Piauí ao Porto do Pecém

Novo lote de 46 km no Ceará tem obras autorizadas; conclusão da primeira fase está prevista para 2027

15/06/2025 às 14h58 Atualizada em 16/06/2025 às 08h15
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Ferrovia Transnordestina deu mais um passo importante rumo à sua conclusão. Na última quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço para a construção do lote 8, um trecho de 46 km que interligará os municípios cearenses de Baturité, Quixadá, Itapiúna e Capistrano, viabilizando a conexão com o Porto do Pecém. O investimento é de R$ 1 bilhão, dentro de um aporte total de R$ 3,6 bilhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Durante a cerimônia em Baturité, o ministro da Integração, Waldez Góes, destacou que a obra estava paralisada e foi retomada no atual governo. Segundo ele, oito lotes já foram iniciados sob a gestão do presidente Lula, mobilizando mais de 3 mil trabalhadores, com a expectativa de criar até mil novas vagas com o início do novo trecho. O lote 8 inclui ainda a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início efetivo das obras em até 45 dias.

Mapa da Transnordestina - Imagem: Reprodução

Atualmente, seis lotes estão em execução — do 4 ao 8 e o 11 —, com obras avançando pelo interior do Ceará em direção à região portuária. Restam apenas os lotes 9 e 10, somando 97 km, cuja contratação está prevista para 2025. Ao todo, já foram concluídos 676 km de trilhos, e com os trechos em andamento, o projeto atinge 75% de avanço físico na fase inicial.

A expectativa do governo federal é concluir a primeira fase da Transnordestina até 2027. Já em 2025, está previsto o início do comissionamento da linha, com os primeiros trens transportando cargas como soja, milho, farelo de soja e calcário a partir do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí, com destino ao centro-sul do Ceará e ao estado de Pernambuco. Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, a ferrovia representa um marco para o desenvolvimento econômico da região e vai abrir novas oportunidades para o Nordeste.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários