
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhou, em março de 2025, os primeiros testes da tecnologia Direct-to-Device (D2D), que permite conectar satélites diretamente a celulares 4G e 5G sem necessidade de antenas terrestres. Os experimentos foram conduzidos pela operadora Claro em parceria com a Lynk Global, em São Luís, no Maranhão, e apresentaram resultados positivos.
Os testes utilizaram seis satélites não-geoestacionários Lynk Tower, que operam em órbita baixa. As conexões foram realizadas com aparelhos comuns do mercado brasileiro, como Moto G4 Plus, Galaxy S22 e iPhone 13, sem modificações de hardware ou software. Os experimentos ocorreram em dois pontos da capital maranhense: Espigão Costeiro da Ponta D’Areia e Mirante da Lagoa da Jansen.
Entre os testes realizados, destacam-se chamadas de voz com duração de 30 segundos e o envio de mensagens de texto (SMS), ambos bem-sucedidos. A comunicação foi estabelecida na faixa de frequência de 850 MHz, já utilizada pela Claro para redes móveis. A Anatel comemorou os resultados, apontando que a tecnologia pode beneficiar regiões sem infraestrutura de telefonia móvel, garantindo acesso a serviços essenciais.
Para viabilizar os testes, o órgão utilizou o mecanismo de Sandbox Regulatório, que permite a suspensão temporária de normas para incentivar inovações tecnológicas. Apesar do desempenho promissor, ainda não há previsão para a implementação da tecnologia D2D no Brasil.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°