Uma coleção de carros zero quilômetro, esquecida por mais de 20 anos em uma antiga concessionária Volkswagen, foi resgatada em Estrela (RS). O estabelecimento, chamado Comercial Gaúcha, pertencia ao empresário Otmar Essig, que faleceu em 2022. Ele fechou a loja em 2001, mas manteve os veículos intactos, junto com mobiliário e peças da época. Entre os modelos preservados estão um VW Fusca 1600 Série Especial 1986, uma VW Quantum 2.0 MI Evidence 1996 e um Volkswagen SP2 de 1975.
Após a morte de Essig, sua família decidiu vender os veículos de forma discreta. A negociação foi intermediada pelo empresário Anderson Dick, CEO da FuelTech, e o comprador foi Claude Senhoreti, um brasileiro que vive nos Estados Unidos e coleciona supercarros e veículos históricos. Entre os modelos mais raros, dois Fuscas 1996 Itamar foram mantidos em uma sala fechada por solda, sem jamais terem sido expostos ao sol. A concessionária também preservou um Fusca 1986 com os plásticos originais nos bancos e uma Quantum 1996, que chegou a ser um presente do proprietário para sua esposa.
Os veículos foram transportados para Porto Alegre, onde estão passando por inspeção antes da exportação. Alguns modelos ainda preservam a cera original de fábrica, e os novos proprietários avaliam se farão alguma limpeza ou se os manterão no estado original. Segundo Dick, apenas o Fusca 1986 apresentou um problema no bloco do motor devido à corrosão causada por etanol no óleo. “Os outros veículos precisaram apenas de troca de óleo, limpeza das linhas de combustível e bateria nova”, explicou.
Enquanto aguardam os trâmites para a exportação, os carros estão sendo exibidos ao público em eventos na capital gaúcha. Um dos encontros, promovido pela FuelTech, será realizado no dia 13 de abril, às 8h, com entrada gratuita. A exposição presta homenagem à antiga concessionária Comercial Gaúcha, que, mesmo após décadas fechada, preservou verdadeiras relíquias automotivas da Volkswagen.
Mín. 23° Máx. 31°