
Enquanto o Piauí segue aguardando o avanço da Transnordestina em seu território, o Ceará dá mais um passo na construção da ferrovia. Nesta segunda-feira (27), o governador Elmano de Freitas assinará a Ordem de Serviço para o Trecho 11, que conectará o Porto do Pecém a Caucaia, em um percurso de 26 quilômetros. A cerimônia ocorrerá no Palácio da Abolição, às 9h, e representa um marco importante na maior obra de infraestrutura da América Latina.
Com essa etapa, a Transnordestina alcança 150 quilômetros concluídos e outros 200 em obras no Ceará. O governador destacou a relevância do projeto para a economia e a logística da região. “Esse trecho é essencial para conectar o Complexo Portuário e Industrial do Pecém à Caucaia, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando cerca de 8 mil empregos diretos ao longo das obras”, afirmou Elmano de Freitas.
Apesar do avanço no estado vizinho, no Piauí, a expectativa pela continuidade da ferrovia é crescente. O projeto, que também passa por território piauiense, é visto como uma oportunidade para impulsionar a economia local, facilitando o escoamento da produção agrícola e fortalecendo a indústria regional. A assinatura de um contrato de financiamento de R$ 3,6 bilhões com o Banco do Nordeste em novembro de 2024 trouxe esperança, mas os piauienses seguem atentos ao andamento das obras.
A Transnordestina, considerada a maior iniciativa de infraestrutura do Governo Federal em execução, é estratégica para o Nordeste. O trecho cearense, com investimentos significativos e foco no Complexo do Pecém, reforça o protagonismo do Ceará no projeto, enquanto o Piauí busca assegurar sua parcela de benefícios dessa obra transformadora.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°