Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia ROMBO NAS ESTATAIS

Estatais: De lucros recordes na pandemia a rombos históricos em 2024

De lucros históricos a déficits recordes: a gestão das estatais reflete as diferenças entre os governos Bolsonaro e Lula

31/12/2024 às 09h01
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As estatais brasileiras atravessaram um contraste marcante nos últimos anos, refletindo diferenças nas políticas econômicas e no cenário macroeconômico. Em 2021, sob o governo de Jair Bolsonaro, as estatais federais registraram um lucro líquido recorde de R$ 187,7 bilhões, mesmo em um contexto de pandemia, com comércio e indústria operando parcialmente ou fechados. Já em 2024, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, essas mesmas empresas acumularam um déficit de R$ 6,04 bilhões até novembro, o maior rombo da série histórica iniciada em 2002.

O desempenho de 2021 foi impulsionado por empresas como Petrobras, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal e Eletrobras, responsáveis por 98% do lucro registrado. Além disso, as estatais contribuíram para os cofres públicos, com R$ 101 bilhões pagos em dividendos e juros sobre capital próprio, sendo R$ 43 bilhões destinados diretamente ao governo federal. Em paralelo, foram realizados investimentos de R$ 57,5 bilhões, com destaque para o setor de petróleo e gás, que concentrou mais de 90% dos aportes.

Em 2024, o cenário mudou drasticamente. O governo atual justificou o déficit como consequência de "investimentos estratégicos de longo prazo", afirmando que tais gastos representam a “materialização de investimentos”. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), parte do rombo decorre de aportes realizados em anos anteriores, que, embora gerem déficits no curto prazo, prometem superávit no futuro. Entretanto, esse rombo afeta diretamente a capacidade fiscal do governo, pressionando o orçamento e limitando recursos para áreas essenciais como saúde e educação.

O contraste é ainda mais notável considerando o contexto econômico de cada período. Em 2021, a pandemia trouxe desafios únicos, com restrições severas à atividade econômica. Ainda assim, a gestão das estatais conseguiu um desempenho positivo, refletindo políticas de austeridade e foco na eficiência das empresas públicas. Em contrapartida, em 2024, mesmo com a retomada econômica global e o fim das restrições pandêmicas, as estatais enfrentaram dificuldades em equilibrar receitas e despesas.

Analistas apontam que a transição de lucros para déficits nas estatais evidência diferenças de gestão. Enquanto o governo Bolsonaro priorizou a redução de custos e a geração de caixa, o governo Lula aposta em "investimentos estratégicos" como motor de crescimento econômico. Contudo, o impacto desses aportes no desenvolvimento do país só poderá ser avaliado no longo prazo. (se houver)

Com o rombo de 2024, surge o desafio de o governo provar que os investimentos realizados trarão benefícios econômicos sustentáveis, em vez de alimentar déficits recorrentes que corroem a confiança no setor público. No entanto, fica a dúvida: esses números negativos refletem apenas investimentos estratégicos ou são também fruto de má gestão, corrupção e outros problemas crônicos que frequentemente afetam o serviço público? A gestão de 2021, por sua vez, destaca-se como um parâmetro de eficiência em tempos adversos, mostrando que, mesmo em meio a uma pandemia, era possível alcançar resultados positivos e reforçar o papel estratégico das estatais no equilíbrio fiscal do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PAINEL GLOBAL
PAINEL GLOBAL
Sobre Wagner Albuquerque é um jornalista multifacetado, com uma carreira marcada por passagens expressivas pela Band, onde atuou como editor, produtor, repórter e apresentador. Ao longo de sua trajetória, também esteve à frente da Direção de Jornalismo em diversos portais de destaque, sempre pautado pela ética e pela busca da informação de qualidade. Atualmente, é apresentador da TV Lupa1 e jornalista no portal Gazeta Hora1, onde se destaca pela credibilidade, visão analítica e compromisso com a relevância dos fatos que impactam o dia a dia do público.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes