Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia VOCÊ SABIA?

O 13º: benefício ou ilusão trabalhista?

Por trás do 13º: o “bônus” de fim de ano é realmente um benefício ou apenas uma ilusão econômica?

29/12/2024 às 06h00 Atualizada em 01/01/2025 às 19h20
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No final de cada ano, milhões de trabalhadores em países latino-americanos, como Brasil, Argentina e México, aguardam ansiosamente o pagamento do 13º salário – um bônus de Natal instituído por lei e vendido como uma conquista trabalhista. Trata-se de um mês adicional de salário que, à primeira vista, parece ser um presente generoso das leis trabalhistas para garantir uma segurança financeira extra. Mas será que é realmente isso?

Como colunista, me vejo no papel de questionar o que muitas vezes é aceito sem reflexão. O bônus de Natal, ao ser analisado de forma mais profunda, revela-se menos como um benefício adicional e mais como uma redistribuição artificial do salário anual do trabalhador. Em vez de 12 meses de pagamento integral, o empregador divide esse montante, reservando uma parcela para ser paga ao final do ano, por obrigação legal. Assim, o trabalhador não ganha um salário a mais; ele apenas recebe o seu dinheiro de maneira fracionada e tardia.

Se ao menos fosse dada ao trabalhador a opção de decidir onde investir esse dinheiro que fica retido ao longo do ano, os resultados poderiam ser bem mais vantajosos. Assim como o FGTS, que sofre com rendimentos baixos e perde para a inflação, o valor do 13º, se gerido diretamente pelo trabalhador em aplicações mais rentáveis, poderia gerar ganhos consideráveis. Isso tornaria o processo mais justo, permitindo que o trabalhador maximizasse o uso do que é, afinal, seu próprio dinheiro.

Por outro lado, as ineficiências não afetam apenas os trabalhadores, mas também os empregadores. As empresas precisam manter reservas contábeis específicas para garantir o pagamento do bônus, o que pode limitar sua flexibilidade financeira ao longo do ano. Além disso, trabalhadores financeiramente educados poderiam preferir receber um salário integral mensal, permitindo maior controle sobre suas economias ou investimentos, em vez de depender de uma obrigação legal para receber parte do que já lhes pertence.

Em última análise, o 13º salário não é o presente que muitos imaginam, mas sim uma ficção econômico-jurídica que distorce a relação entre produtividade e remuneração. A verdadeira proteção ao trabalhador não está em bônus obrigatórios, mas na liberdade de negociar salários justos em um mercado eficiente. Talvez o maior presente que poderíamos receber seja a oportunidade de enxergar além das ilusões criadas por sistemas que, embora bem-intencionados, muitas vezes limitam o progresso individual e coletivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PAINEL GLOBAL
PAINEL GLOBAL
Sobre Wagner Albuquerque é um jornalista multifacetado, com uma carreira marcada por passagens expressivas pela Band, onde atuou como editor, produtor, repórter e apresentador. Ao longo de sua trajetória, também esteve à frente da Direção de Jornalismo em diversos portais de destaque, sempre pautado pela ética e pela busca da informação de qualidade. Atualmente, é apresentador da TV Lupa1 e jornalista no portal Gazeta Hora1, onde se destaca pela credibilidade, visão analítica e compromisso com a relevância dos fatos que impactam o dia a dia do público.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes