Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste NORDESTE

Rafael Fonteles é eleito presidente do Consórcio Nordeste

Governador do Piauí promete foco em saúde, segurança e industrialização sustentável da região

13/12/2024 às 10h14 Atualizada em 13/12/2024 às 10h17
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os governadores do Nordeste elegeram, por unanimidade, Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, como o novo presidente do Consórcio Nordeste. A escolha ocorreu durante uma assembleia geral ordinária realizada na quinta-feira (12), em Natal (RN). Fonteles sucede a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e terá mandato de um ano à frente da instituição.

Em seu discurso de posse, Rafael Fonteles destacou as prioridades para sua gestão, com foco em segurança pública, saúde, economia e sustentabilidade. “As pesquisas apontam que saúde e segurança são as maiores dores do nosso povo, então têm que ser prioridade”, afirmou o governador, reforçando o compromisso com a defesa dos interesses regionais.

O governador também enfatizou o papel do Nordeste na transição energética e na industrialização da região. Segundo Fonteles, a produção de energia limpa é um vetor essencial para o desenvolvimento econômico. “Nos últimos 50 anos, o PIB do Nordeste não ultrapassou 14% do PIB brasileiro, mesmo com quase 30% da população. A energia pode representar a verdadeira industrialização da nossa região, e isso será prioridade na nossa atuação.”

Durante o encontro, os governadores firmaram um acordo de cooperação técnica com o BNDES para desenvolver projetos regionais estratégicos. Entre os temas discutidos estão o fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação do acesso à tecnologia 5G e a criação de um fundo ambiental para o “recaatingamento”, que visa recuperar áreas degradadas da Caatinga.

Criado em 2019, o Consórcio Nordeste reúne os nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O grupo busca promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável por meio de ações conjuntas e cooperação regional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários