
Os governadores do Nordeste elegeram, por unanimidade, Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, como o novo presidente do Consórcio Nordeste. A escolha ocorreu durante uma assembleia geral ordinária realizada na quinta-feira (12), em Natal (RN). Fonteles sucede a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e terá mandato de um ano à frente da instituição.
Em seu discurso de posse, Rafael Fonteles destacou as prioridades para sua gestão, com foco em segurança pública, saúde, economia e sustentabilidade. “As pesquisas apontam que saúde e segurança são as maiores dores do nosso povo, então têm que ser prioridade”, afirmou o governador, reforçando o compromisso com a defesa dos interesses regionais.
O governador também enfatizou o papel do Nordeste na transição energética e na industrialização da região. Segundo Fonteles, a produção de energia limpa é um vetor essencial para o desenvolvimento econômico. “Nos últimos 50 anos, o PIB do Nordeste não ultrapassou 14% do PIB brasileiro, mesmo com quase 30% da população. A energia pode representar a verdadeira industrialização da nossa região, e isso será prioridade na nossa atuação.”
Durante o encontro, os governadores firmaram um acordo de cooperação técnica com o BNDES para desenvolver projetos regionais estratégicos. Entre os temas discutidos estão o fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação do acesso à tecnologia 5G e a criação de um fundo ambiental para o “recaatingamento”, que visa recuperar áreas degradadas da Caatinga.
Criado em 2019, o Consórcio Nordeste reúne os nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O grupo busca promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável por meio de ações conjuntas e cooperação regional.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°