Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste COVID-19

Casos de Covid-19 crescem no Ceará e governador Elmano de Freitas está entre os infectados

Fortaleza concentra 57,9% das infecções; governador do Ceará afirma estar em tratamento e reforça importância da vacinação

29/11/2024 às 16h55 Atualizada em 30/11/2024 às 12h08
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Governador Elmano de Freitas do Ceará - Foto: Reprodução
Governador Elmano de Freitas do Ceará - Foto: Reprodução

O Ceará registrou 190 casos de Covid-19 na semana epidemiológica 46, compreendida entre 11 e 17 de novembro, representando um aumento de 15% na taxa de positividade. Apesar de 92% da população estar vacinada, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) alerta para a necessidade de reforçar medidas preventivas nas próximas semanas, considerando o leve crescimento nos números.

Entre os casos notificados, Fortaleza concentrou 57,9% dos registros, com 110 infectados. Outros municípios afetados incluem Caucaia (11 casos), Fortim e Maracanaú (7 cada) e Irauçuba (5 casos). A faixa etária acima de 20 anos foi a mais atingida, com destaque para pessoas entre 50 e 69 anos, que representaram 22,4% do total. Além disso, as mulheres foram mais afetadas, somando 60,2% dos casos, o que pode estar relacionado à maior busca feminina por serviços de saúde.

Até 2024, o Ceará acumulou 8.308 casos de Covid-19, conforme os sistemas e-SUS Notifica e SIVEP-Gripe. O boletim epidemiológico apontou crescimento na proporção de casos positivos desde a semana 19, atingindo 13% na semana 21. Após um período de redução, a taxa voltou a subir. Entre os infectados, está o governador Elmano de Freitas (PT), que apresentou sintomas leves. “Informo aos cearenses que testei positivo para Covid. Estou bem, apresentando apenas sintomas leves. Já havia cancelado toda a minha agenda de hoje, e estarei afastado neste momento, em tratamento, por orientação médica”, declarou pelas redes sociais.

Diante do aumento nos casos, a Sesa reforça a importância da prevenção, especialmente em relação às novas subvariantes da Ômicron identificadas no sequenciamento genômico. “Isso, normalmente, significa que temos novas cepas circulando. No nosso sequenciamento genômico, identificamos algumas novas subvariantes da Ômicron, mas todas apresentando forte proteção por vacinas, daí a importância de a população estar com a imunização em dia”, destacou Antonio Silva Lima Neto, secretário executivo de Vigilância em Saúde.

A secretaria também recomenda higienização frequente das mãos, uso de máscaras em locais fechados e testagem para sintomas gripais. Ana Maria Cabral, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde, enfatizou a importância do isolamento em casos positivos e a procura por atendimento médico, se necessário. “Estamos monitorando constantemente a circulação dos principais vírus respiratórios e tomando medidas oportunas para proteger a saúde da população”, afirmou.

A vacinação continua sendo uma prioridade para a Sesa, que reforça a necessidade de completar o esquema vacinal, especialmente entre crianças e grupos de risco. Em Fortaleza, além dos postos de saúde, unidades do Vapt Vupt em bairros como Antônio Bezerra e Messejana oferecem imunização de segunda a sexta-feira. A vacina monovalente da Moderna, eficaz contra subvariantes da Ômicron, está disponível para todas as faixas etárias acima de seis meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários