
A estrela do PT sabe. Os aliados sabem. O Congresso sabe. O Planalto sabe.
E Lula também sabe.
A Medida Provisória que acaba com as bets no Brasil pode até produzir um enorme efeito político, mas está longe de ter sua aprovação garantida pelo Congresso. Segundo o colunista Cláudio Humberto, parlamentares aliados de Lula ouvidos sob reserva avaliam que a MP tem grandes chances de não ser votada e caducar. Alguns dizem, inclusive, que o próprio Palácio do Planalto poderia não demonstrar empenho suficiente para aprová-la.
E aqui começa a parte mais interessante da história.
No marketing político, a jogada foi genial.
Lula identificou um problema que dói no bolso, destrói famílias e provoca rejeição crescente entre os brasileiros: o avanço das apostas eletrônicas.
E decidiu assumir o discurso de quem agora quer acabar com aquilo que, até pouco tempo atrás, seu próprio governo ajudou a regulamentar.
É preciso lembrar: a Lei nº 14.790/2023, sancionada por Lula, regulamentou as apostas de quota fixa, inclusive permitindo apostas sobre eventos esportivos e jogos on-line. A legislação criou o regime de autorização e fiscalização pelo Ministério da Fazenda.
Ou seja: as bets não caíram do céu no governo Lula. O governo participou diretamente da construção do mercado regulado. E agora, às vésperas de uma eleição, o mesmo governo apresenta uma MP para acabar com ele.
Não é pouca coisa.
A medida assinada por Lula em 25 de setembro de 2026 determina o fim da exploração, oferta, intermediação e publicidade das apostas de quota fixa no Brasil. As plataformas autorizadas não podem mais receber novas apostas e têm prazo para encerrar as atividades. Os sites e aplicativos deverão sair do ar a partir de 6 de outubro, conforme o cronograma estabelecido pelo governo.
Só existe um pequeno detalhe no meio dessa grande operação política: Medida Provisória não é lei definitiva. Ela precisa ser apreciada pelo Congresso. E, se não for convertida em lei dentro do prazo constitucional, perde a eficácia.
É justamente aí que aliados de Lula enxergam o problema.
Segundo Cláudio Humberto, do Diário do Poder, parlamentares governistas avaliam que a MP pode caducar sem votação. O texto também teria causado pouca repercussão entre os congressistas, enquanto representantes do setor de apostas já articulam reação no Congresso e no Judiciário.
Então, politicamente, Lula pode ganhar mesmo que a MP não sobreviva.
Se passar, Lula diz que acabou com as bets. Se caducar, pode dizer que tentou.
E eleitoralmente, isso é uma narrativa bastante conveniente.
Esse talvez seja o ponto central. No Brasil, muitas vezes, o fato engatinha enquanto a narrativa corre.
A MP produz manchetes imediatamente. Produz discurso. Produz propaganda. Produz postagem nas redes sociais. Produz a imagem do presidente enfrentando um problema que atinge milhões de famílias.
A discussão sobre o que acontecerá depois fica para o segundo capítulo. E eleição não costuma esperar o segundo capítulo.
Mas existe uma pergunta incômoda: o que acontece se a MP caducar?
As bets voltam? A regulamentação anterior volta a produzir efeitos? O mercado retorna?
E, se voltar, quem explicará ao eleitor que a proibição apresentada como uma grande virada histórica durou apenas alguns meses?
São perguntas legítimas porque a própria regulamentação anterior mostra que o governo já havia escolhido outro caminho.
Existe ainda outro problema. A proibição das bets legais pode não significar o desaparecimento das apostas. Pode significar apenas a migração de parte desse mercado para plataformas clandestinas.
Essa é uma das principais controvérsias em torno da medida. Empresas do setor já estudam reação judicial e política à MP, enquanto o governo sustenta que a proibição é necessária diante dos problemas sociais provocados pelas apostas.
Ou seja: a pergunta não é apenas se as bets legais vão acabar. É saber se o apostador vai simplesmente migrar para o submundo digital.
Porque, se isso acontecer, o governo poderá ter trocado um mercado regulado por um mercado clandestino, no qual a fiscalização é ainda mais difícil.
E aí a operação que nasceu para proteger as famílias poderá produzir um efeito contrário.
Seria um tiro no pé.
É uma hipótese, não uma conclusão. E há quem sustente exatamente o contrário: dentro do PT, o deputado Pedro Uczai defende que a repressão às apostas ilegais pode funcionar por meio do bloqueio de sites e contas bancárias.
Portanto, a questão está longe de ser encerrada.
Agora, uma coisa precisa ser separada da disputa política.
O problema provocado pelas bets existe.
E é grave.
Estudo citado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde estimou em R$ 38,8 bilhões por ano os impactos sociais das apostas on-line, incluindo custos associados à saúde. O levantamento também estimou que a arrecadação tributária do setor entre janeiro e setembro de 2025 havia chegado a R$ 6,8 bilhões. O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável contestou a metodologia e os números, argumentando que o estudo utilizou premissas consideradas especulativas e não diferenciou adequadamente operadores legais e ilegais.
Portanto, não é necessário inventar estatísticas para demonstrar o tamanho do problema. Há famílias endividadas. Há pessoas comprometendo renda.
Há relatos de dependência. Há impacto sobre o consumo e sobre o orçamento doméstico.
E o próprio governo passou a tratar o vício em apostas como um problema de saúde pública.
As bets não são brincadeira.
Mas justamente por isso a discussão precisa ser séria. Não pode ser apenas eleitoral.
Aqui está o ponto que Lula terá dificuldade para explicar.
Se as bets são tão nocivas, por que foram regulamentadas?
A Lei 14.790/2023 criou justamente o mercado regulado que agora a MP pretende extinguir.
E há mais.
Em 2023, durante a tramitação da regulamentação das apostas, parlamentares da base do governo votaram contra uma emenda apresentada no Senado que pretendia retirar os cassinos on-line do texto. A informação foi levantada pela CNN Brasil ao reconstituir a votação.
Portanto, a crítica da oposição sobre uma possível incoerência não surgiu do nada. O governo mudou de posição. E mudou justamente quando o calendário eleitoral entrou na reta final.
Isso não prova que a MP tenha sido criada exclusivamente com finalidade eleitoral.
Mas torna absolutamente legítima a pergunta: quanto existe de política pública e quanto existe de estratégia eleitoral nessa mudança de rumo?
Essa talvez seja a pergunta que mais incomoda.
Suponhamos que Lula consiga aprovar a MP. Ou que consiga transformá-la em uma bandeira eleitoral poderosa.
E suponhamos ainda que consiga conquistar mais um mandato. O que garante que as bets não voltarão?
Hoje, a resposta é: nada além da própria legislação que venha a prevalecer. E isso nos leva a outro episódio recente do governo.
A chamada “taxa das blusinhas”, criada para compras internacionais de pequeno valor, também virou objeto de disputa política e econômica. Se uma política pública pode ser criada, modificada ou revogada conforme as circunstâncias, a pergunta sobre sua permanência futura é perfeitamente legítima.
O mesmo raciocínio vale para as bets.
O fim é definitivo ou apenas eleitoral? Essa resposta não está dada.
É impossível afirmar que Lula esteja conscientemente apostando tudo em uma estratégia eleitoral apenas com base na MP. Mas é impossível ignorar o contexto.
A medida foi anunciada às vésperas da eleição. O tema tem forte apelo popular.
As pesquisas mostram preocupação significativa da população com as apostas. E o próprio noticiário político registra que a ofensiva contra as bets entrou no centro da estratégia eleitoral do governo.
Então, não é preciso recorrer a teorias conspiratórias. Basta olhar para o calendário.
A eleição está aí.
E o governo descobriu uma bandeira que conversa diretamente com um problema concreto da população.
Lula pode dizer: "Eu acabei com as bets.”
A oposição pode responder: “Foi ele quem regulamentou.”
O governo pode argumentar: “Era necessário proteger as famílias.”
Os adversários podem perguntar: “Por que só agora?”
O setor pode recorrer à Justiça. O Congresso pode deixar a MP caducar.
E, enquanto tudo isso acontece, milhões de brasileiros continuam enfrentando o problema real: o dinheiro que sai do orçamento familiar e entra no circuito das apostas.
Essa é a parte que não é marketing. É vida real.
Por isso, acabar com as bets pode ser uma política pública legítima e até defendida por quem critica o governo. O problema é transformar uma questão tão séria em simples peça de propaganda eleitoral.
Porque, se a MP caducar, Lula poderá ter ganhado a manchete sem ganhar a batalha.
E se for aprovada, ainda ficará a pergunta sobre o futuro.
As bets desaparecerão definitivamente ou apenas esperarão a próxima eleição?
No Brasil, como se sabe, a narrativa corre na frente, o fato vem atrás — e a conta, quase sempre, chega depois.
E desta vez há um detalhe que pode fazer toda a diferença: o afago eleitoral de hoje pode virar a contradição política de amanhã.
CASA DE MÃE JOANA? A crise já chegou ao TSE: Fachin reúne ministros enquanto decisões do STF se chocam
INSEGURANÇA JURÍDICA STF vira “Casa de Mãe Joana”?
PODER PELO PODER? Perigo mora ao lado?
INSTITUTO OPINAR Nova pesquisa Opinar mostra Ciro Nogueira à frente na disputa pelo Senado no Piauí
RENOVAÇÃO POLÍTICA Da feira à política: Raimundo Sousa aposta na experiência para chegar à Assembleia
MUNICIPALISMO Emendas fortalecem municipalismo, e Ciro Nogueira transforma recursos em presença nos municípios do Piauí
ZONA SUDESTE Joel e Ciro mantêm contato direto com o eleitor em carreata quilométrica pelas ruas do Dirceu
CONTAGEM REGRESSIVA “Tá chegando a hora”, diz Joel a eleitor durante mega carreata com Ciro no Dirceu
PARA TODOS OS GOSTOS Festival de pesquisas eleitorais: Piauí está entre os Estados com maior número de levantamentos registrados Mín. 25° Máx. 38°