Sábado, 27 de Junho de 2026
22°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Comportamento SÃO OS VENTOS?

Olha a velha mídia aí, gente?

Perceberam para onde os ventos estão a soprar?

29/05/2026 às 07h25 Atualizada em 29/05/2026 às 07h34
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://veja.abril.com.br/
Foto: https://veja.abril.com.br/

E tentando vender seu peixe? Ainda na noite de ontem, diz O Antagonista que o PT acusou Bolsonaro de entregar o Brasil a Trump. Líder petista reage à classificação de PCC e CV como terroristas e acusa Flávio e Eduardo de estimularem ingerência americana.

O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (SC), reagiu à decisão do governo Donald Trump de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Em nota oficial divulgada pela bancada petista, Uczai acusou Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de articularem, junto aos Estados Unidos, medidas que, segundo ele, ameaçam a soberania brasileira. “Os bolsonaristas querem entregar o Brasil ao Trump”, afirmou o deputado no título do comunicado. Alguma coisa está errada? Muitos especialistas chegam a dizer, em off, que os verdadeiros chefes do CV e do PCC já não são os que estão devidamente presos?

Olha a velha mídia aí, gente? E tentando passar a ideia de que a máquina governamental é maior do que tudo e de todos? Eis a capa da Veja (que todos os dias oferece sua assinatura e ninguém mais quer): “A força da máquina” — na campanha à reeleição, Lula aposta no fim da escala de trabalho 6x1 e no recorde de gastos em programas de distribuição de benefícios à população para tentar reverter o alto índice de rejeição ao governo.

E diz mais: até Dilma Rousseff, que nunca tinha disputado uma eleição antes de concorrer à Presidência, sabia: em época de campanha, faz-se o diabo para vencer a votação. Em busca de um novo mandato, a então presidente seguiu a cartilha de gastos e acusou os adversários de planejarem uma tesourada nos programas sociais. Reeleita, ela desceu do palanque, diz a Veja através do texto publicado em seu site. Dilma reconheceu o descalabro das contas públicas e encomendou ao Ministério da Fazenda um ajuste fiscal. Deu tudo errado, na política e na economia, e o resto da história é conhecido.

Responsável por domar a inflação e realizar reformas econômicas, o tucano Fernando Henrique Cardoso fez algo parecido. Ele manteve o real forte até ser reeleito e depois permitiu a maxidesvalorização da moeda, que fez o país bater à porta do FMI — Fundo Monetário Internacional — com um pedido de socorro financeiro. Já Jair Bolsonaro convenceu o Congresso, a quatro meses do pleito, a autorizá-lo a gastar mais de 40 bilhões de reais. O capitão fez de tudo um pouco, do aumento do valor do Bolsa Família à distribuição de dinheiro para caminhoneiros, mas perdeu o páreo.

Prestes a concorrer pela sétima vez ao Palácio do Planalto e com a experiência de quem garantiu ao PT cinco vitórias nas últimas seis corridas presidenciais, Lula conhece como poucos o poder da máquina pública e a eficácia de certas medidas eleitoreiras. Desde meados do ano passado, diante da crise de imagem de sua gestão, ele já anunciou mais de uma dezena de iniciativas que, somadas, giram em torno de 200 bilhões de reais — R$ 200.000.000.000,00 —, um recorde na história. Fazem parte da lista novas linhas de crédito, ampliação de programas, como o de distribuição de gás de cozinha, além de isenções de tributos e subvenções destinadas a conter o aumento do preço dos combustíveis.

O presidente parece atirar para todo lado, mas tem alvos bem definidos: setores da economia e nichos do eleitorado que são refratários a ele ou que ficaram distantes do receituário do PT — Partido dos Trabalhadores. Eis o que diz a tradicional revista Veja! Olha a velha mídia aí, gente? Começando a perceber para onde os ventos estão soprando? Leia um pouco da matéria no site da Veja ou torne-se um assinante da revista? Quem ainda tem essa coragem em tempos de notícias em primeira mão e em "tempo" da luz? Tem gente que prefere com o valor da assinatura comprar "pães para saciar a fome"? O mundo mudou. O Brasil mudou. É século vinte e um (21)!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 24°C
Qui 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes