Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde SAÚDE

Uso de maconha na adolescência dobra risco de transtornos mentais, aponta estudo

Pesquisa acompanha milhares de jovens e acende alerta sobre efeitos no cérebro em desenvolvimento

27/04/2026 às 07h07 Atualizada em 27/04/2026 às 09h23
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um estudo com mais de 460 mil jovens revelou que o uso de maconha na adolescência está associado a um risco significativamente maior de desenvolver transtornos mentais. A pesquisa acompanhou participantes por quase dez anos e identificou aumento nos casos de depressão, ansiedade e doenças mais graves.

Os dados mostram que adolescentes que consumiram a substância tiveram o dobro de chance de apresentar quadros como transtornos psicóticos e bipolaridade. Em muitos casos, o uso começou anos antes do diagnóstico, indicando uma possível relação direta.

Especialistas explicam que o cérebro ainda está em formação nessa fase da vida, especialmente em áreas ligadas ao controle emocional e à tomada de decisões. O contato com substâncias psicoativas pode interferir nesse desenvolvimento e aumentar a vulnerabilidade a problemas mentais.

Outro fator de preocupação é o aumento da potência da cannabis disponível atualmente, com níveis mais altos de substâncias que afetam o sistema nervoso. Isso pode intensificar os efeitos e ampliar os riscos, principalmente entre jovens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários