
Um estudo com mais de 460 mil jovens revelou que o uso de maconha na adolescência está associado a um risco significativamente maior de desenvolver transtornos mentais. A pesquisa acompanhou participantes por quase dez anos e identificou aumento nos casos de depressão, ansiedade e doenças mais graves.
Os dados mostram que adolescentes que consumiram a substância tiveram o dobro de chance de apresentar quadros como transtornos psicóticos e bipolaridade. Em muitos casos, o uso começou anos antes do diagnóstico, indicando uma possível relação direta.
Especialistas explicam que o cérebro ainda está em formação nessa fase da vida, especialmente em áreas ligadas ao controle emocional e à tomada de decisões. O contato com substâncias psicoativas pode interferir nesse desenvolvimento e aumentar a vulnerabilidade a problemas mentais.
Outro fator de preocupação é o aumento da potência da cannabis disponível atualmente, com níveis mais altos de substâncias que afetam o sistema nervoso. Isso pode intensificar os efeitos e ampliar os riscos, principalmente entre jovens.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°