
Uma viagem longa que começou em Teresina terminou em tragédia no interior do Maranhão. Um grave acidente envolvendo um ônibus interestadual e três veículos de passeio deixou o motorista e dois piauienses mortos e pelo menos 14 pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (6), na BR-222, no km 218, no povoado Calando, zona rural do município de Pindaré-Mirim.
O ônibus fazia o trajeto entre Teresina e Goiânia quando saiu da pista e caiu em um açude às margens da rodovia. A manobra aconteceu depois que o motorista tentou evitar uma colisão frontal provocada por uma ultrapassagem arriscada na rodovia.
Entre os mortos estão dois piauienses que estavam no ônibus.
O motorista do veículo, Wilami Tavares da Silva, de 42 anos, conduzia o coletivo no momento do acidente. Ele morreu ainda no local, antes da chegada das equipes de resgate.
A segunda vítima fatal foi a passageira Maria Rita da Silva, de 81 anos. A idosa viajava no ônibus que seguia rumo ao Centro-Oeste do país.
Ainda não foram divulgados detalhes oficiais sobre o destino específico da passageira ou o motivo da viagem, mas ela fazia parte do grupo de viajantes que seguiam de Teresina para Goiânia.
De acordo com relatos de testemunhas e informações do Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu o ônibus e três carros de passeio. Um dos veículos, um Celta que rebocava um Up, seguia na rodovia junto com outro carro quando um terceiro automóvel tentou realizar uma ultrapassagem.
A manobra ocorreu em um trecho movimentado da rodovia. Ao perceber o risco de colisão frontal, o motorista do ônibus tentou desviar para evitar o impacto direto. A tentativa de evitar o choque acabou provocando a perda de controle do veículo.
O ônibus saiu da pista e despencou dentro de um açude localizado em uma fazenda às margens da rodovia. Com o desvio brusco, os três carros também saíram da pista.
Além das duas mortes confirmadas, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas no acidente. A maioria sofreu escoriações e ferimentos leves.
Entre os envolvidos, o motorista de um dos carros teve ferimentos graves.
As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao hospital municipal de Santa Inês.
O resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão, profissionais do Samu e apoio do Centro Tático Aéreo. Após o atendimento às vítimas, o ônibus precisou ser retirado do açude com o auxílio de máquinas pesadas, incluindo uma retroescavadeira.
Os passageiros que não precisaram de atendimento médico foram levados para Santa Inês em outro ônibus disponibilizado por uma empresa de transporte.
A dinâmica do acidente aponta para um cenário comum nas rodovias brasileiras. Uma ultrapassagem arriscada, um reflexo rápido para evitar uma colisão e, em poucos segundos, uma sequência de eventos que termina em tragédia.
No caso da BR-222, a tentativa de impedir um choque frontal acabou levando o ônibus para fora da pista e transformando uma viagem interestadual em um cenário de resgate e luto.
Para os passageiros e familiares das vítimas, o trajeto que deveria terminar em Goiás terminou muito antes, nas águas de um açude à beira da estrada maranhense.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°