Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Justiça INTERNET E LIBERDADE

MP de São Paulo recua e pede arquivamento de ação contra Monark por fala sobre nazismo

Promotoria conclui que declaração foi equivocada, mas não configurou apologia nem discurso de ódio

05/04/2026 às 09h16 Atualizada em 06/04/2026 às 09h43
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo mudou de posição e pediu o arquivamento da ação contra o influenciador Monark por declarações feitas em 2022 durante o Flow Podcast. Inicialmente, a Promotoria pedia indenização de R$ 4 milhões por danos morais coletivos, alegando teor antissemita nas falas.

Na nova manifestação, o MP-SP avaliou que, apesar de inadequadas, as declarações não configuraram apologia ao nazismo nem incentivo à discriminação. Segundo o promotor, o influenciador apresentou uma visão considerada equivocada sobre os limites da liberdade de expressão, mas sem intenção de promover ódio ou violência.

O órgão destacou que a fala ocorreu durante um debate espontâneo e amplo sobre liberdade de pensamento. Ao longo da conversa, Monark também fez críticas ao nazismo, classificando a ideologia de forma negativa, o que pesou na reavaliação do caso.

Para o Ministério Público, não houve elementos suficientes que caracterizem discurso de ódio ou incitação concreta contra judeus. Com isso, a Promotoria de Direitos Humanos passou a defender que a ação seja julgada improcedente pela Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários