
O Piauí não registrou casos de sarampo, mesmo diante do crescimento da doença no Brasil e em outros países das Américas. O aumento levou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde a reforçarem o alerta para a vacinação como principal forma de prevenção.
Em 2025, o Brasil contabilizou 38 casos de sarampo, número bem superior aos quatro registros de 2024. A maior parte das ocorrências foi identificada em pessoas que não haviam sido vacinadas. Apesar disso, o país mantém o status de território livre da circulação do vírus e não registra casos confirmados em 2026 até o momento.
Os registros de 2025 foram classificados, em sua maioria, como importados ou relacionados à importação. Os casos foram distribuídos entre o Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Tocantins, sendo este último o estado com maior número de notificações.
Nas Américas, os casos de sarampo tiveram forte aumento entre 2024 e 2025. A doença é altamente contagiosa e pode causar complicações graves. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo SUS, segue como a principal medida de proteção, com aplicação da tríplice viral ainda na infância e atualização do esquema vacinal para quem não tem comprovante.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°