
Após três adiamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) definiu para esta segunda-feira (22), às 15h45, o lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A missão marca uma nova tentativa após sucessivos ajustes técnicos identificados durante a fase de testes e inspeções pré-lançamento.
Inicialmente previsto para 22 de novembro, o lançamento foi remarcado para 17 de dezembro após a detecção de falhas intermitentes em sinais durante um teste conjunto de aviônicos. Em seguida, a data mudou para 19 de dezembro para permitir a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, onde foi identificada uma anomalia.
O terceiro adiamento ocorreu após a empresa responsável apontar um funcionamento anormal intermitente em uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio, observado durante o abastecimento do propelente. Segundo os responsáveis, as correções visam garantir a segurança e a confiabilidade da missão.
O HANBIT-Nano é um foguete orbital de dois estágios, capaz de colocar até 90 quilos de carga útil em órbita a 500 quilômetros de altitude. A missão prevê o transporte de cinco satélites e três experimentos, dentro de um edital lançado em 2020. Desenvolvido por um grupo sul-coreano, o projeto reforça o potencial estratégico da base de Alcântara, localizada próxima à linha do Equador, posição considerada privilegiada para lançamentos espaciais.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°