Sábado, 27 de Junho de 2026
22°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Automóvel NORDESTE

Ceará negocia chegada de gigante chinesa; saiba qual

Montadora vende quase o dobro de carros que todo o mercado brasileiro e fatura comparável à Petrobras

29/10/2025 às 20h40 Atualizada em 30/10/2025 às 14h34
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Representantes do governo do Ceará se reuniram nesta terça-feira (28), em Xangai, com executivos da montadora chinesa SAIC Motor, a maior fabricante de automóveis da China. O encontro teve como meta atrair a empresa para integrar o polo automotivo multimarcas do Estado, que já conta com a General Motors (GM) como primeira confirmada.

As conversas foram lideradas por Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e Max Quintino, do Complexo do Pecém, com os diretores da SAIC, Tianxin Fan e Yijun Shen. As negociações começaram em 2024 e agora avançam para uma possível instalação da montadora no Ceará.

A força da SAIC impressiona: em 2024, a empresa vendeu mais de 4,6 milhões de veículos em todo o mundo, quase o dobro do total comercializado por todas as montadoras juntas no Brasil no mesmo ano. Sua receita foi de US$ 87,2 bilhões (cerca de R$ 480 bilhões), valor próximo ao faturamento da Petrobras.

A companhia não se limita à fabricação de veículos. Atua também em autopeças, serviços de mobilidade, operações financeiras, negócios internacionais e tecnologia. Com 15 fábricas na China e presença industrial no exterior, a SAIC é vista pelo governo cearense como peça estratégica para consolidar o polo automotivo e gerar empregos de alta qualificação no Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários