
Representantes do governo do Ceará se reuniram nesta terça-feira (28), em Xangai, com executivos da montadora chinesa SAIC Motor, a maior fabricante de automóveis da China. O encontro teve como meta atrair a empresa para integrar o polo automotivo multimarcas do Estado, que já conta com a General Motors (GM) como primeira confirmada.
As conversas foram lideradas por Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e Max Quintino, do Complexo do Pecém, com os diretores da SAIC, Tianxin Fan e Yijun Shen. As negociações começaram em 2024 e agora avançam para uma possível instalação da montadora no Ceará.
A força da SAIC impressiona: em 2024, a empresa vendeu mais de 4,6 milhões de veículos em todo o mundo, quase o dobro do total comercializado por todas as montadoras juntas no Brasil no mesmo ano. Sua receita foi de US$ 87,2 bilhões (cerca de R$ 480 bilhões), valor próximo ao faturamento da Petrobras.
A companhia não se limita à fabricação de veículos. Atua também em autopeças, serviços de mobilidade, operações financeiras, negócios internacionais e tecnologia. Com 15 fábricas na China e presença industrial no exterior, a SAIC é vista pelo governo cearense como peça estratégica para consolidar o polo automotivo e gerar empregos de alta qualificação no Estado.
AUTO Ferrari apresenta primeiro superesportivo elétrico ao papa
AUTO Combustível brasileiro obriga montadoras chinesas a mudar motores de SUVs
AUTO Fiat lidera mercado e chinesa BYD dispara nas vendas no Brasil em 2026 Mín. 22° Máx. 34°