Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agro A QUEIMA DA PRODUÇÃO

Queimadas em São Paulo: O fogo queimou o coração do Brasil que dá certo

As chamas, alimentadas pelo clima seco e pelo vento implacável, consumiram mais de 80 mil hectares, resultando em um prejuízo que ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão

31/08/2024 às 06h21
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
O fogo atingiu o coração do Brasil que dá certo - Foto: Reprodução
O fogo atingiu o coração do Brasil que dá certo - Foto: Reprodução

Os incêndios que varreram matas, lavouras e plantações em pelo menos 24 municípios de São Paulo não deixaram apenas um rastro de destruição visível, mas também um alerta sombrio sobre a vulnerabilidade do Estado. As chamas, alimentadas pelo clima seco e pelo vento implacável, consumiram mais de 80 mil hectares, resultando em um prejuízo que ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão. O impacto, no entanto, vai além dos números, afetando a fauna, a flora, e abalando profundamente o agronegócio, setor vital para a economia paulista e brasileira.

A situação é ainda mais alarmante ao considerar que alguns desses incêndios podem ter sido provocados de forma criminosa. Em Batatais, por exemplo, Alessandro Arantes, de 42 anos, foi preso em flagrante enquanto ateava fogo em uma área de mata. As autoridades o apontam como membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), o que levanta sérias questões sobre a intencionalidade e a organização por trás de algumas dessas tragédias.

Com 48 municípios em alerta máximo e monitoramento constante da Defesa Civil, a ameaça continua. Embora não haja mais pessoas desalojadas, o avanço do fogo permanece imprevisível, e o agronegócio, que representa quase 30% do PIB brasileiro, já sente os efeitos devastadores. Não se trata apenas de campos e florestas queimadas, mas de um golpe direto em um setor que sustenta milhões de brasileiros e projeta o país como um dos principais produtores de alimentos do mundo.

Enquanto o fogo avança, as perdas não se limitam ao campo; elas reverberam nas cidades, nas indústrias, e na vida cotidiana. A destruição em São Paulo é um lembrete doloroso da necessidade de proteção e vigilância contínua, especialmente quando há indícios de que a devastação pode ser intencional. O impacto desses incêndios não é apenas econômico, mas também ecológico e social, atingindo em cheio o coração do Brasil que dá certo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários