Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia TOUR PERMANENTE

As viagens de Lula: turismo diplomático ou desperdício de recursos públicos?

Até aliados já questionam o custo-benefício das intermináveis andanças do presidente pelo mundo, sem resultados claros para o Brasil

13/07/2025 às 06h00
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Para Fernando Gabeira as viagens de Lula não apresentam a eficácia esperada - Foto: Reprodução
Para Fernando Gabeira as viagens de Lula não apresentam a eficácia esperada - Foto: Reprodução

As viagens de Lula pelo planeta tornaram-se tão frequentes que já é difícil até precisar o número exato. Uma maratona diplomática de primeira-dama, ministros, assessores e convidados de confiança, que parece mais uma caravana palaciana do que uma agenda de Estado. O problema é que a paciência - e a boa vontade - para justificar tanto deslocamento está se esgotando. Até simpatizantes de longa data da “causa lulista” arriscam questionar o real resultado prático desse tour permanente.

O jornalista e ex-deputado federal, Fernando Gabeira, em uma análise fria e incômoda para o Planalto, cravou:

Eu acho que poucos presidentes no mundo rodaram tanto quanto Lula - e com tanta gente. Na verdade, eu não conheço nenhum. Essas viagens são muito caras para o país e algumas delas não representam grandes avanços que justifiquem os gastos. Ele acha que sim, mas eu não vejo benefícios claros para o Brasil".

O argumento de Lula para seguir rodando o mundo é justamente o oposto: segundo ele, as viagens pagam-se por si mesmas e são “muito lucrativas” para o país. O detalhe é que ele próprio já admitiu que não sabe quanto custam essas peripécias internacionais. Ora - perguntaria qualquer gestor minimamente responsável - como é possível afirmar que são vantajosas se nem sequer se conhece a conta?

E ainda mais desconfortável é responder a perguntas básicas: quais grandes investimentos foram atraídos para o Brasil com essas viagens? Quantas indústrias se instalaram no país gerando empregos e divisas graças a elas? Onde estão os frutos concretos dessa peregrinação que justifiquem tamanho dispêndio de recursos públicos? Até agora, o silêncio de Lula é ensurdecedor.

Gabeira foi além: reconheceu que é um tema difícil de discutir - afinal, ninguém questiona a necessidade de um presidente manter relações internacionais. Mas alertou para a falta de critério:

“Se essa tática fosse realmente tão importante, eu acho que todos os presidentes do mundo estariam correndo incessantemente atrás de acordos comerciais. Mas não é isso o que a gente vê. Parece mais um vício pessoal do que uma estratégia de Estado".

O resultado é um presidente cada vez mais ausente do próprio país, mais preocupado em colecionar fotos com líderes estrangeiros do que em resolver a crise interna que corrói a economia, a segurança e a confiança popular. Para muitos brasileiros, o “presidente viajante” já virou um símbolo da desconexão do Planalto com a realidade de quem fica.

Resta saber até quando o contribuinte vai pagar essa conta - sem saber nem mesmo o valor final da fatura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários