Terça, 24 de Junho de 2025
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Editorial OPNIÃO

O fracasso estrutural de um sistema que, ao invés de incluir, exclui, se acentua a cada geração

Estudo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS)

08/06/2025 às 20h02
Por: Redação GH1 Fonte: Antônio se Deus
Compartilhe:
O fracasso estrutural de um sistema que, ao invés de incluir, exclui, se acentua a cada geração

Um novo estudo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) revela o que muitos brasileiros já sentem na pele: nascer pobre no Brasil é, quase sempre, uma sentença perpétua. A chance de uma criança da metade mais pobre da população chegar aos 10% mais ricos, depois de uma geração inteira — 36 anos — é inferior a 2%. Esse dado devastador escancara a falácia do “Brasil meritocrático” e revela a paralisia das políticas públicas que deveriam romper o ciclo da pobreza. O fracasso estrutural de um sistema que, ao invés de incluir, exclui, se acentua a cada geração.

O Partido dos Trabalhadores (PT), que comandou o país por quatro mandatos presidenciais completos (2003–2016), voltou ao poder em 2023, e mesmo considerando os 16 anos que somará até o fim do atual mandato, a desigualdade segue inabalável. Favelas dobraram de número desde o início do século: de 6,3 mil para 12,3 mil, segundo o Censo de 2022. O número de brasileiros vivendo nessas aglomerações cresceu de 11,4 para 16,4 milhões — um salto de 44%. Enquanto isso, as mesmas famílias políticas, os mesmos grupos ideológicos, vendem promessas recicladas que jamais alcançam os que mais precisam.

No estado do Piauí, um dos mais pobres da federação, essa realidade é ainda mais dramática. A elite política se perpetua no poder há décadas e, mesmo com bilhões em transferências e emendas, o desenvolvimento humano segue estagnado. O Atlas da Mobilidade Social confirma o que os piauienses já sabem: nascer pobre no estado e alcançar uma vida digna ainda é um milagre estatístico. É hora de dar lugar a novas lideranças, com visão, coragem e projeto real de transformação. Manter os mesmos no poder é manter o povo no mesmo lugar: à margem.#ANTONIODEDEUS 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CONTRAPONTO
CONTRAPONTO
Sobre Contra Ponto é uma coluna dedicada a textos inteligentes e instigantes que convidam à reflexão. Aqui, opiniões, análises e ideias se cruzam, proporcionando uma visão enriquecedora sobre temas atuais e relevantes. É o espaço para o pensamento crítico ganhar voz e estimular debates construtivos.
Teresina, PI Atualizado às 05h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 34°

Qua 38°C 21°C
Qui 33°C 21°C
Sex 36°C 24°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes