A solenidade de posse de 940 novos servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina marca um avanço significativo para o atendimento na rede municipal. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, aprovados no último concurso público, passam a integrar o quadro de profissionais da saúde da capital, fortalecendo a assistência prestada à população.
O reforço no quadro de servidores atende à necessidade urgente de qualificação e ampliação dos serviços de saúde na cidade. O impacto será direto na melhora do atendimento aos pacientes, reduzindo filas, garantindo mais agilidade nos serviços e ampliando a cobertura nas unidades de saúde.
O presidente da FMS, Charles da Silveira, enfatizou que a convocação faz parte de um plano estratégico da atual gestão para melhorar a capacidade de atendimento e a qualidade da assistência médica prestada à população.
Inicialmente, os novos profissionais serão distribuídos em unidades com maior demanda, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Esse critério emergencial visa reforçar as áreas mais críticas da rede municipal de saúde. Nos três primeiros meses, a distribuição seguirá a necessidade imediata dos serviços, e posteriormente, poderá haver uma relotação considerando o local de residência dos concursados.
A chegada desses profissionais é um grande avanço para a redução da sobrecarga nos serviços de urgência e emergência e o aprimoramento do atendimento nos hospitais e postos de saúde. Com a ampliação do quadro de servidores, a expectativa é que o tempo de espera para consultas e procedimentos seja reduzido, além de melhorar a qualidade da assistência prestada.
Além disso, o concurso, que ofereceu 643 vagas imediatas e 3.635 para cadastro de reserva, ainda poderá resultar na convocação de mais aprovados nos próximos meses. Segundo o prefeito Silvio Mendes, novos chamados dependerão das desistências e do preenchimento das vagas disponíveis.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Teresina demonstra um compromisso claro com a valorização dos profissionais de saúde e com a melhoria dos serviços oferecidos à população, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.
Mín. 22° Máx. 33°