Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste LIXÃO NÃO

Marco histórico no Nordeste: um estado elimina todos os lixões

Avanços em saneamento básico destacam conquistas e revelam desafios para o futuro

26/12/2024 às 11h48
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Ação de coleta de resíduos: Alagoas é único no Nordeste e, junto com o Distrito Federal, um dos dois no país a eliminar totalmente prática de despejo de resíduos sólidos a céu aberto - Foto: ASCOM IMA
Ação de coleta de resíduos: Alagoas é único no Nordeste e, junto com o Distrito Federal, um dos dois no país a eliminar totalmente prática de despejo de resíduos sólidos a céu aberto - Foto: ASCOM IMA

Alagoas tornou-se o primeiro estado do Nordeste a erradicar os lixões em todas as suas 102 cidades, marcando um feito histórico. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em novembro de 2024. No Brasil, apenas o Distrito Federal compartilha essa conquista. Pernambuco também se aproxima do marco, restando apenas uma cidade com lixões ativos.

Os avanços refletem em indicadores de saneamento básico. Todos os municípios alagoanos possuem abastecimento de água, serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Além disso, 81,3% contam com esgotamento sanitário e 92% oferecem drenagem e manejo de águas pluviais. No entanto, áreas no semiárido, como o Polígono das Secas, ainda enfrentam desafios relacionados à infraestrutura.

Outro destaque de Alagoas é a liderança na coleta de resíduos sólidos especiais no Nordeste, com 82,4% das cidades atendidas, superando a média nacional de 81%. Contudo, lacunas permanecem em políticas públicas e planejamento de saneamento. Apenas 36,3% dos municípios possuem políticas consolidadas, enquanto 51 cidades ainda carecem de planos estruturados.

Educação ambiental também é um ponto crítico. Somente 21,57% dos municípios alagoanos desenvolvem políticas nessa área, abaixo das médias nordestina (29%) e nacional (30,8%). Ações como inclusão de temas ambientais em escolas e campanhas de conscientização são consideradas fundamentais para consolidar os avanços na gestão de resíduos e sustentabilidade.

A erradicação dos lixões em Alagoas é um exemplo de como políticas integradas podem superar desafios históricos e promover mudanças importantes. A conquista fortalece a gestão ambiental no estado e inspira outras regiões a adotarem medidas similares para melhorar os índices de sustentabilidade no país.

Com novos levantamentos previstos para 2025 pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), Alagoas se consolida como referência no Nordeste, servindo de modelo para outros estados brasileiros em busca de soluções eficazes para a gestão ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários