
O que é mesmo isso, moço? O espírito abatido é um estado de exaustão emocional, desânimo profundo e perda de esperança. O termo descreve uma condição em que a pessoa se sente sem forças, como se a própria vontade de viver ou a energia vital estivesse esgotada.
A expressão é bastante conhecida por seu uso nos textos bíblicos, onde é frequentemente associada à dor e à tristeza profunda. Em Provérbios 17:22, um dos versículos mais citados resume o conceito: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Isso ilustra que, assim como a alegria traz cura e saúde, a tristeza prolongada e a angústia têm o poder de adoecer a pessoa física e espiritualmente.
Qual o sentido da temática? O início da semana geralmente costuma ser um período em que milhões de pessoas amanhecem com o espírito abatido. Seria por esse motivo que pastores e padres costumam motivar as pessoas nas manhãs e noites de domingo?
Certo mesmo é a angústia que muitos possuem logo na segunda-feira. Eis o motivo de tamanha vibração quando chegam as sextas-feiras? Depois da queda de Adão, o mundo vive constantemente esse dilema. Até mesmo os cristãos, especialmente os verdadeiramente cristãos, precisam de estímulos. E quais são os estímulos cristãos? Oração e Sagrada Escritura. Não há outro caminho.
A boa leitura também ajuda, e muito, na maturidade cristã. Preencher demasiadamente o tempo, de tal forma que não se consiga pensar ou parar para refletir, é um dos erros do mundo tecnológico. Não apenas um, mas também podem existir inúmeros outros.
Ver um filme ou uma série não é algo para momentos adequados e para ser feito com prudência, em horários de folga, feriados ou férias? Atualmente, existem pessoas que vivem por uma “nova história” a cada dia que acordam. Terminada uma determinada história, já ficam de olho em uma próxima série para preencher o vazio existencial.
No mundo moderno e contemporâneo existem pessoas de todas as formas e de todos os tipos que se possa imaginar. Não existem parâmetros?
O que é o álcool? É uma bebida que rapidamente é absorvida pelo estômago e pelo intestino, entrando na corrente sanguínea e afetando todos os órgãos. Ele atua principalmente como depressor do sistema nervoso central, alterando o raciocínio, os reflexos e o equilíbrio. A longo prazo, o consumo excessivo sobrecarrega o organismo e aumenta os riscos de doenças crônicas.
Qual o verdadeiro sentido das partidas de futebol? Não seria incrementar ainda mais a indústria de bebidas? O desequilíbrio chega a ser tão intenso que até mesmo as igrejas sentem o baque. Escolas Bíblicas Dominicais, missas e cultos sentem o esvaziamento após os jogos.
Mas não são pessoas crentes e que acreditam em Deus? Sempre é bom lembrar que o contexto das religiões também abarca o arcabouço estrutural da sociedade. O ir à igreja, para muitos — e na grande maioria dos casos —, é apenas uma demonstração pública de fé. Estão julgando os outros? Não. São os números visíveis que demonstram quem, de fato, participa da vida cristã. Isso é cultural no Brasil.
Alguém tem coragem de marcar reuniões em algum horário de jogos da Seleção Brasileira? É um período de baixíssima produtividade.
O espírito abatido? O que isso tem a ver com a Copa do Mundo de Futebol e com os jogos da Seleção Brasileira? Muitos dirão que tem tudo a ver. E não se trata de julgamentos, pois julgar cabe somente a Cristo Jesus, Deus. O contexto analítico é outro; o cansaço é uma resposta natural do corpo e da mente ao esforço excessivo, seja ele físico ou mental. Ele funciona como um sinal de alerta para desacelerar e repousar. Geralmente, desaparece após uma boa noite de sono, alimentação adequada e descanso.
Nos dias atuais, existem pessoas que vivem como “zumbis”. Praticamente não dormem mais. Estão sempre em busca de algo ou de alguém para se autopreencher. Podem até mesmo ser cristãos, mas, no fundo, não acreditam que Deus realmente sacia e preenche.
O que constantemente ocorrerá devido a isso? O espírito estará constantemente abatido e fraco!
Mín. 22° Máx. 34°