Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Política NÃO PODEIS SERVIR?

De que lado você está?

Aos dois lados? Podeis servir a DEUS; e ao dinheiro?

02/06/2026 às 12h25 Atualizada em 02/06/2026 às 12h54
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://pt.dreamstime.com/
Foto: https://pt.dreamstime.com/

Qual o caminho a seguir? Você se encontra do lado de defender a si mesmo e à sua família por interesses econômicos ou do lado da construção de uma nação? Atualmente, qual a sensação que você tem ao perceber simplesmente um projeto de governo, e não o andamento de um projeto de Estado?

Fique do lado que desejar. Mas pare, pense e reflita. O bom senso consiste não apenas em guiar-se pela razão, mas também em ponderar os sentimentos que advêm das emoções, das paixões de um período distante e não muito remoto em que ainda jovem chegou a pensar que eram pessoas do bem!

O que você compreende por soberania? Saiba que a soberania está muito além do que costumeiramente ouviu, está ouvindo ou ainda ouvirá de muitas vozes reverberando seus meros interesses financeiros. Soberania, somente a de Jesus Cristo, Deus. Em nome da soberania, certos países não deveriam ter o atrevimento de “contaminar os países dos outros”. E os países, ou o país, com coragem e força não apenas para se defender, mas também com capacidade de defender outros povos, devem obrigatoriamente entrar em ação. É algo lógico, racional, de bom senso e inteligência!

O que afinal é o nobre conceito de independência? Refere-se à capacidade de agir, pensar e decidir de forma autônoma, livre de subordinação, coerção ou controle externo. Longe de ser um mero isolamento, representa a maturidade para assumir o próprio destino, seja no âmbito individual ou coletivo. O simples fato de proliferar palavras indevidas e sem reflexão é um ato de dependência. E é em tudo isso que muitos costumam acreditar.

Certa vez, ao visitar constantemente um arcebispo amigo, alguém teve a ousadia de fazer a seguinte pergunta: “Onde mesmo você consegue o combustível?”. Respondi educadamente: “Com o suor do rosto”. Mas, no fundo, a pessoa queria dizer que seria mera perda de tempo visitar alguém sem que este tivesse mais a capacidade de entregar algo em troca.

Está vendo como pensam os ímpios? Ainda hoje há pessoas que evitam se deslocar apenas pensando no que vão gastar com o deslocamento. Se existem? É o que mais existe. Há algo mais prazeroso aos olhos de Deus do que visitar alguém quando ninguém mais o visita? Essa é a fluidez atual do que significa ocupar os poderes? Não conseguem ser mais gratuitos ou contentar-se com o que honestamente Deus provê? A vida fácil é isso que temem perder! Afinal, não apenas vocês, nobres leitores, mas todos que estão diante dessa questão; qual é o lado das suas convicções?

Averiguando com pessoas muito experientes em eleições, o sentimento é de que as eleições de 2026 na República Federativa do Brasil serão umas das mais decisivas. E sabem por quê? Se o atual sistema vencer, o STF estará, de vez, totalmente aparelhado ideologicamente. Se as oposições vencerem, não haverá aparelhamento político, mas simplesmente uma paridade consensual e institucional. O número que irão indicar ainda não será nem a metade do que o sistema atual já possui nas instituições religiosas, sociais, políticas, jurídicas e econômicas.

E quem vencerá? O povo é quem decide? As massas não costumam meramente apoiar o lado que sentem que pode realmente vencer? Eis o grande risco de pessoas e homens de bem se deixarem “contaminar apenas pelo dinheiro”. De que lado você está ou estará? Isso é pergunta para jornalistas fazerem? O papel de vocês não é simplesmente noticiar fatos e acontecimentos? Alguém que possui apenas uma qualificação talvez até pense assim, mas, para quem já possui três ou quatro cursos superiores, a visão não tende a ser bem mais ampla?

Humildemente, acreditamos que cada um tem a liberdade de escolha, e quem somos nós para indicar, interferir ou opinar? A questão, nos dias atuais, é a própria nação perguntando: “De que lado você vai estar?”. Pare. Pense. Reflita.

O que faz uma potência internacional voltar os olhos para o maior país da América Latina e até mesmo fugir de suas cartilhas diplomáticas? Há algo no ar e, com certeza, é bem maior do que apenas um aspecto preferencial. Sentiram que o clima de comuna já se aproximou demasiadamente. E um “comunismo disfarçado”.

Estão não apenas de olho, mas decididos a ser realmente o fiel da balança, direta ou indiretamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes