Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Teresina DISCRIMINAÇÃO

Teresina fica fora de pacote bilionário do Governo Federal para mobilidade urbana

Enquanto cidades brasileiras recebem R$ 1,16 bilhão para renovação de frotas e ônibus elétricos, capital piauiense enfrenta crise no transporte público, superlotação e ameaça de novas paralisações.

22/05/2026 às 14h44
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
O precário transporte coletivo da capital ficou de foram do Novo PAC Mobilidade Urbana - Foto: Reprodução
O precário transporte coletivo da capital ficou de foram do Novo PAC Mobilidade Urbana - Foto: Reprodução

A crise do transporte público de Teresina ganhou mais um capítulo delicado após o Governo Federal anunciar um pacote de aproximadamente R$ 1,16 bilhão para renovação da frota de ônibus urbanos em oito estados brasileiros sem incluir a capital piauiense entre as cidades contempladas. O investimento faz parte do Novo PAC Mobilidade Urbana e prevê a aquisição de 727 novos ônibus, incluindo modelos elétricos e veículos com tecnologia Euro 6, menos poluentes e mais eficientes.

A ausência de Teresina na lista chama atenção justamente em um momento de forte desgaste do sistema de transporte coletivo da cidade. Passageiros convivem diariamente com atrasos, ônibus lotados, redução de linhas, reclamações constantes e o temor de novas paralisações envolvendo trabalhadores e empresas do setor. Nos últimos dias, as negociações entre sindicato, empresários e o Setut ampliaram ainda mais a tensão em torno da mobilidade urbana da capital.

Entre os principais investimentos anunciados pelo Governo Federal, o maior destaque ficou para São José dos Campos, que receberá R$ 879,4 milhões para implantação de 400 ônibus elétricos, consolidando um dos maiores projetos de eletrificação do transporte público do país.

Também foram contempladas cidades de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Recife e cidades da Região Metropolitana pernambucana, por exemplo, receberão mais de R$ 102 milhões para aquisição de 126 novos ônibus. Já municípios do Ceará, como Maracanaú, Maranguape e Juazeiro do Norte, também aparecem entre os beneficiados.

Segundo o Ministério das Cidades, os recursos do Novo PAC têm como objetivo modernizar os sistemas de transporte coletivo, reduzir a emissão de poluentes e melhorar a experiência dos usuários com mais conforto, acessibilidade e eficiência operacional.

Enquanto outras cidades avançam na renovação de frota e na adoção de ônibus elétricos, Teresina segue enfrentando dificuldades estruturais no transporte público sem previsão de investimentos federais dessa magnitude, o que amplia os questionamentos sobre o futuro da mobilidade urbana na capital piauiense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários